26/02/2016 às 10h20min - Atualizada em 23/02/2016 às 00h00min

Afastamento de vereador é rejeitado em polêmica votação na Câmara

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação

O pedido de afastamento do vereador Alacir Raysel foi negado pela Câmara de São Roque, causando um grande golpe para o governo municipal, que perde temporariamente um representante na Casa de Leis. Segundo informações, o vereador acabou rompendo os pontos de uma cirurgia feita recentemente e agora precisa se afastar dos seus trabalhos no plenário por, pelo menos, 60 dias.

Apenas com o atestado médico o legislador poderia se recuperar normalmente e depois voltar para suas funções, entretanto o mesmo pediu o afastamento, colocando o pedido para votação na Câmara. Caso acatado, o pedido de afastamento obriga a Casa de Leis a convocar um suplente para ocupar o lugar do legislador que não pode cumprir sua função, porém o substituto neste caso causou uma grande polêmica na Câmara.

Se o pedido de afastamento fosse acatado, o candidato a vereador nas eleições passadas, Osmar de Oliveira Costa, conhecido como "Osmar da Josdan" ocuparia o lugar de Alacir. Osmar também é irmão do Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa e caso assumisse, mesmo que temporariamente, a função na Câmara ele poderia se candidatar novamente como vereador nas eleições de 2016, fato que não foi bem recebido pelos vereadores de oposição.

“Quero deixar bem claro que em nenhum momento nós questionamos a doença do companheiro Alacir”, afirmou o vereador Etelvino Nogueira ao se manifestar na Câmara sobre o assunto.  O legislador afirmou que chegou a visitar o colega enfermo para saber da sua situação, mas afirmou que o pedido de afastamento do vereador se tornou uma questão política.

O pedido de afastamento de Alacir foi negado por sete votos contrários dos vereadores Donizete Carteiro, Etelvino Nogueira, Toco, Luiz Gonzaga, Guto Issa, Maurinho Góes e Rafael Marreiro,um duro golpe para a base do governo.

A negação do pedido gerou claramente um mal estar entre alguns dos vereadores da Câmara. Segundo o Vereador Rodrigo Nunes, a oposição ao governo se utilizou da doença de um companheiro para se beneficiar politicamente da situação, eliminando uma cadeira de base na Câmara. “É muito triste vermos este tipo de posicionamento”, completa. Rodrigo afirmou que irá sugerir que o regimento interno da Câmara que estabelece que o pedido de afastamento seja colocado em votação seja modificado, alegando que o mesmo pode constranger o legislador.

Os vereadores de oposição se defenderam das acusações ao afirmarem que diversos vereadores já se afastaram de suas funções na Câmara sem o pedido de afastamento. “O falecido Vereador Lilo teve vários problemas e apenas em uma ocasião foi necessário pedir o seu afastamento. Ninguém discute a doença do companheiro Alacir, mas se ele ficará afastado por 60 dias ele não precisa pedir o afastamento”, afirmou o Vereador Donizete Carteiro.

Segundo o Presidente da Câmara, Alfredo Estrada, com a rejeição do pedido, Alacir Raysel ficará afastado de suas funções pelo tempo disposto em seu atestado médico tendo todos os seus direitos garantidos. “É importante deixar claro que o que foi votado aqui hoje não foi a doença do vereador e sim o seu pedido de afastamento”, completa.

Deste modo o jogo político na Câmara de São Roque se torna mais acirrado, já que sem o voto de Alacir não há possibilidade das votações dos projetos darem empate e necessitarem do voto de minerva do Presidente da Câmara.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.