Todos nós já recebemos um comunicado informando que o WhatsApp cobraria a taxa de um dólar após o primeiro ano de uso, porém o aplicativo anunciou recentemente que estará abolindo este tipo de cobrança.
Na verdade, a surpresa nesta noticia está justamente no fato do aplicativo realmente utilizar este tipo de cobrança. Embora todos os utilizadores do aplicativo já tenham recebido o anúncio de cobrança, a estratégia era confusa por não fornecer informações claras ao consumidor sobre como este pagamento seria realizado: o valor seria debitado nos créditos do próprio telefone ou por outros meios?
Segundo matéria divulgada pelo Olhar Digital, o próprio WhatsApp admitiu que a tática confusa foi um dos motivos para o cancelamento do plano. O Facebook (dono do aplicativo) irá explorar outras formas de rentabilidade para o programa, embora este garanta que utilizar publicidade não esteja nos planos na empresa no momento.
Uma das ideias seria criar pontes de atendimento que conecte clientes a bancos e companhias aéreas. “A partir deste ano, nós vamos testar ferramentas que permitam que você use o WhatsApp para se comunicar com empresas e organizações que você queira”, informa.