26/11/2015 às 14h08min - Atualizada em 26/11/2015 às 14h08min

Testes rápidos para Aids prosseguem até terça-feira em Mairinque

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Prossegue até esta terça-feira, 1º de dezembro, a Campanha Fique Sabendo - 2015, desenvolvida pela Vigilância de Saúde do município de Mairinque nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa tem o objetivo é estimular a população a realizar o teste de HIV, principalmente pessoas com vida sexualmente ativa, inseridas nos grupos de risco e, ainda, as que nunca passaram por esse procedimento.

Além dos testes nos postos de saúde nesse período da campanha, a Vigilância adotou o modelo “extra-muro”, que inclui visitas de agentes de saúde a uma clínica de recuperação de dependentes em álcool e droga da cidade e à Penitenciária Estadual de Mairinque. “A proposta é buscar os pontos mais vulneráveis com pessoas que estão no grupo de risco”, explica Luiz Carlos Pinheiro, chefe do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Mairinque.

Pinheiro esclarece que o diagnóstico precoce da contaminação pelo HIV, além de reduzir a transmissão, possibilita o tratamento antes do adoecimento, melhora a resposta terapêutica e evita infecções oportunistas. “Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento adequado e ter uma melhor qualidade de vida”, orienta o chefe do Departamento.

Os testes rápidos estão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde ESF Barreto Baixo, ESF Barreto Alto, ESF Vitoria Alto, UBS Três Lagoinhas e na Unidade de Vigilância Epidemiológica, no Bem Me Quer, no Jardim Cruzeiro, nos horários de funcionamento dessas unidades.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.