Se os dias de primavera já assustam pelo forte calor, o verão esperado pode ser ainda pior. Tudo isso graças ao fenômeno El Niño, que fará com que as temperaturas cheguem na casa dos 40ºC por vários dias seguidos, o que é algo bastante incomum mesmo para as áreas mais quentes do Brasil. Segundo a Organização Meteorológica Mundial, o fenômeno deste ano tem chances de se tornar um dos mais quentes dos últimos 65 anos.
Os destaques em relação ao calor estarão presentes em estados como Rio de Janeiro, Tocantins e Piauí, já tradicionais pelo clima quente. A temperatura do termômetros, segundo os especialistas, chegará a 4ºC acima da média dos anos anteriores. Tudo isso intensificado ainda mais pela alta das temperaturas globais em razão do aquecimento global, ocasionando nos termômetros ao menos 0,8ºC acima da média.
Tudo isso tem agravantes ainda maiores, como o aumento das temperaturas em decorrência da poluição das grandes cidades e a grande concentração habitacional nas metrópoles. Isso tudo resulta em um ambiente com condições que se tornam ainda piores para a saúde da população. As chuvas também se intensificarão na região sul, provocando os famosos alagamentos dessa época do ano, e a seca será forte no nordeste.
Preparativos
E como se preparar para enfrentar condições tão severas? A principal alternativa tem sido a instalação dos ar condicionados na maioria das residências. Eles conseguem fazer com que as temperaturas fiquem mais amenas, principalmente na hora de descansar ou trabalhar. Tudo isso com tecnologias que asseguram também a economia de energia elétrica e a diminuição dos gastos, mesmo nos tempos de calor mais intenso. Vale a pena pesquisar um modelo desde já, por aqui, e evitar a correria típica do final de ano.
Cuidados
Outros cuidados que devem ser incluídos na lista ficam por conta da hidratação. Ela deve ser prioridade, principalmente entre crianças e idosos, que sofrem ainda mais com a alta das temperaturas. As atividades físicas devem ser organizadas para a noite ou ao amanhecer, garantindo temperaturas mais amenas e ausência do sol forte. Além disso, reforçar a umidade com umidificadores de ar e climatizadores também é uma excelente saída para evitar problemas respiratórios.