06/09/2013 às 10h29min - Atualizada em 06/09/2013 às 10h29min

Mairinque mapeia famílias em vulnerabilidade social

Ao total em Mairinque, 1911 famílias foram visitadas, na maioria dos bairros, principalmente os de maior vulnerabilidade social.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mairinque realizou o projeto SP Solidário, um programa estadual de superação da extrema pobreza a todos os paulistas que se encontram em situação de miséria. 

A primeira etapa do projeto foi a realização da Busca Ativa, que localiza as famílias e aplica questionário baseado no Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), um questionário de simples preenchimento, com questões sobre a composição familiar, escolaridade, saúde, e renda familiar.

Na última quinta-feira 29, as visitadoras sociais foram ao assentamento de sem-terra que fica próximo ao bairro Pantojo e entrevistaram as famílias que estão morando naquele local.

Os dados dos questionários são tabelados, resultando assim no retrato social das famílias do município, um diagnóstico das condições de vida da população, onde são verificadas as privações da comunidade local em suas várias dimensões de saúde, educação e padrão de vida.

A partir desses dados, as famílias que estiverem em situação de vulnerabilidade social serão convidadas a assinar a "Agenda da Família Paulista", se comprometendo com o governo a participar ativamente da superação de suas privações sociais, mas esta será uma outra etapa do programa. 

“O que pudemos perceber por meio das visitas é que existem famílias com muita dificuldade de acesso aos serviços públicos ofertados pelo município, devido às características geográficas, dificuldades de locomoção e distância, pois o território do município é muito vasto” afirmou a secretária de Assistência Social, Claúdia Natsumi.

Por isso, a secretaria já realizou alguns encaminhamentos às famílias localizadas em situação de extrema vulnerabilidade, durante essa busca ativa, como informações sobre os programas de transferência de renda e os serviços socioassistenciais ofertados pelo município.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.