23/10/2015 às 11h24min - Atualizada em 23/10/2015 às 11h24min

São-roquense está entre as 10 melhores karatecas do Brasil

Texto e Foto: Gabriele Pinho
Texto e Foto: Gabriele Pinho

Para quem acompanha as matérias publicadas pelo Jornal da Economia, com certeza já ouviu falar da karateca são-roquense Giovanna Liberatori e suas grandes conquistas no esporte. Já quem não a conhece, poderá acompanhar um pouco mais de sua trajetória, através da entrevista realizada pela equipe do JE.

A jovem de 18 anos iniciou no Karate aos 3 anos. De acordo com a atleta, já foram mais de 600 competições e mais de mil medalhas conquistadas. Sua recente conquista foi no Campeonato Brasileiro.

Em 2015 a atleta teve uma grande mudança em suas competições, onde passou de juvenil para adulto.

“Tudo mudou. Tive que treinar mais pesado para ganhar mais resistência, golpes com mais força, além de técnicas e táticas de luta, para chegar nesta nova categoria e conseguir minha vaga para campeonatos importantes deste ano, pois as meninas que já estão na categoria adulto, estão lá há muito mais tempo e não deixariam alguém que subiu de categoria ‘agora’ chegar ganhando. Então, seria difícil desde o começo” comenta.

Na categoria adulta a diferença de idade é grande (18 a 35 anos), por isso contém mais atletas, fazendo com que a pessoa tenha mais lutas dentro de um campeonato, para chegar na final. Assim, Giovanna conta que foi aumentado a carga horária de seus treinos, para aumentar sua resistência e treinamento físico.

“O mais difícil foi se acostumar com a diferença de força, um exemplo: no juvenil não poderíamos aplicar um golpe na região do rosto, mas no adulto pode. Então temos que nos acostumar com o jeito de lutar no adulto, que é bem diferente do juvenil”, conta.

No Karate, as competições são lincadas umas com as outras, ou seja, para participar de uma competição é necessário que você se classifique em um anterior. Assim, para participar da competição considerada a mais importante no quadro nacional, que é o Campeonato Brasileiro, a atleta Giovanna Liberatori teve que se destacar em várias competições, como o Paulista, o Zonal, que classifica por região e a partir daí são selecionados os atletas que irão participar do Brasileiro.

“Foi difícil chegar no Campeonato Brasileiro e ver que a minha categoria estava repleta de atletas excepcionais. Foi assustador, mas depois da primeira luta você percebe que é só um campeonato e que você tem que ir lá e lutar. Foi difícil, mas se você treinar e se dedicar muito, consegue ser campeão”, comenta a atleta.

Neste campeonato, a são-roquense disputou duas categorias, Sub 21 e adulto. Na categoria Sub 21 individual conquistou o 3º lugar e em equipe o 2º lugar. Já na categoria adulto, Giovanna conquistou o 5º lugar no individual e a equipe ficou em 3º lugar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.