23/10/2015 às 11h14min - Atualizada em 23/10/2015 às 11h14min

Prefeitura de São Roque diminui horário de expediente para conter gastos

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Roque reduziu temporariamente o horário de funcionamento dos prédios públicos no município. Por meio do Decreto 8.295/2015, os prédios em função administrativa atuarão no período, das 08h às 13h, ininterruptamente, enquanto o atendimento ao público ocorrerá das 08h30 e 12h30. Nossa redação esteve no Paço  Municipal no período da tarde onde pode constatar  que todas as atividades no local haviam cessado, com exceção dos agentes de transito e da recepção. Os serviços prestados nos postos de saúde continuaram a atender em horário normal, assim como o trabalho desempenhado pela guarda Municipal e a carga horária das escolas.

O Jornal da Economia procurou a Prefeitura de São Roque para questionar o porque da redução da carga horária. Segundo a administração, a ação foi necessária para que ocorresse uma contenção de gastos públicos, visto que embora a arrecadação do município tenha aumentado, os repasses externos, principalmente do Governo Federal diminuíram consideravelmente, fazendo com que a Prefeitura optasse pela ação como um meio de economia. Quando questionado sobre o valor que a maquina pública esperara economizar, nos foi respondido que a expectativa é de uma economia  em torno de 1 milhão de reais, é o que representa  4 horas de economia diária com custos de Energia Elétrica, Água, Telefone, Celular, combustível, pedágio, café da manhã, cópias, impressões, materiais de escritório, de limpeza e etc.

“É uma medida que fizemos até o dia 31 de dezembro, mas que pode ser extinta previamente”, completou o Prefeito de São Roque Daniel de Oliveira Costa, em entrevista a nossa redação. Quando questionado sobre o impacto que a ação  teria no serviço prestado a população, o governante afirmou que embora o impacto seja sentido, houve uma preparação dos funcionários que prestam serviços a população para que a mesma não tenha sua produtividade muito prejudicada, assim como o atendimento aos munícipes.

Entretanto esta não parece ser a visão de boa parte da população, que não viu com bons olhos a diminuição do horário de atendimento. Ao sair as ruas para saber a opinião das pessoas, ouvimos diversas reclamações de que o serviço prestado pelo atendimento da  prefeitura é muito demorado e burocrático, situação que deve se agravar com a diminuição da carga de trabalho dos profissionais. “É brincadeira, se querem diminuir o orçamento,  porque não diminuem o número de cargos comissionados”, afirmou um cidadão que preferiu ter seu nome preservado.

O decreto também foi recebido com desagrado por boa parte dos vereadores, que se manifestaram contrários a ação durante a Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal. “isto somente trará transtornos  as pessoas que necessitam  de algum serviço da prefeitura”,disse  o vereador Toco, e ainda afirmou que a prefeitura deveria rever alguns dos seus contratos, como o firmado com a empresa EPPO Saneamento Ambiental e Obras Ltda, responsável pela limpeza pública no município e que custa quase um milhão por mês aos cofres públicos.

Quando questionada sobre a revisão de seus contratos, a Prefeitura de São Roque afirmou que desde o ano de 2014, já vem contendo despesas, revendo contratos, postulando descontos, logrando êxito na empreitada em quase todos os contratos, sendo certo que tal atitude continua sendo praticada.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.