Foi anunciada, em São Paulo, a criação de um novo locusde discussão que, sob o título de “GRUPO REINDUSTRIALIZAÇÃO”, tem o objetivo de reunir renomados especialistas na área econômica para discutir o desenvolvimento do País. O núcleo inicial, que conta com 13 participantes, pretende, à medida que os trabalhos evoluírem, convidar outras pessoas que possam trazer contribuições para os debates.
Este Grupo foi idealizado para atuar como um “think tank” com dois objetivos básicos: oferecer alternativas para o desenvolvimento equilibrado do País e ocupar espaço entre os formadores de opinião com propostas relacionadas à políticas públicas que possibilitem a retomada e a sustentação do crescimento econômico.
Para tanto GR tem, como pauta em suas reuniões mensais, a apresentação de trabalhos e a realização de debates com o objetivo de chegar a consensos que deverão ser traduzidos em artigos e documentos a serem divulgados, através da mídia e em coletivas, além de publicá-los em site institucional.
A proposta é de limitar o núcleo inicial até quinze membros,mas convidar, de vez em vez, especialistas que possam contribuir para as discussões de temas específicos, sempre ligados ao objetivo de contribuir para políticas de desenvolvimento. O tema da reindustrialização do Brasil é central para o grupo em função da capacidade da indústria de difundir tecnologia, gerar bens com maior valor agregado e elevar a produtividade de toda a economia, possibilitando a retomada do crescimento sustentado.
Integram o GRUPO REINDUSTRIALIZAÇÃO que é coordenado por Yoshiaki Nakano e Mário Bernardini, os seguintes membros em ordem alfabética: Antonio Corrêa de Lacerda, Clemente Ganz, Edgard Antonio Pereira, Fernando Monteiro Rugitsky, Francisco Eduardo Pires de Souza,Luiz Carlos Bresser Pereira,Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria Cristina Zanella, Mauro Arruda, Nelson Marconi e Pedro Rossi.