As redes sociais vêm se tornando uma das principais maneiras de estabelecer empresas e classificar o sucesso de empreendimentos. Por meio delas, é possível ter um retorno dos clientes satisfeitos e dos não tão satisfeitos assim, mas que são essenciais para melhorar o atendimento e os serviços oferecidos.
No caso do turismo, este diálogo pode ser ainda maior, já que muitas pessoas utilizam as redes sociais para se informarem e se relacionarem com outras pessoas. Desta maneira, elas conseguem ver os lugares que foram visitados por seus amigos e decidir se gostam ou não de um determinado destino, além de buscarem informações e sugestões diretamente com as pessoas que fizeram um determinado passeio ou roteiro pela região.
Percebendo esse ambiente fértil para a divulgação, a Secretaria de Turismo de Maceió conseguiu divulgar a campanha #ExperimenteMaceió por todo o Brasil em apenas 5 meses, utilizando o Facebook, o Snapchat e o Instagram. Isso fez com que mais de um milhão de seguidores passassem a acompanhar as novidades do destino, e a mensagem foi compartilhada mais de 14 mil vezes.
Outros casos de sucesso
A agência de viagens online ViajaNet também foi capaz de visualizar como as redes sociais e esse contato constante com os seus consumidores poderia ajudar no sucesso de uma campanha. Seguindo a ideia de tornar as viagens acessíveis para todas as pessoas, eles lançaram, em conjunto com a agência Gotcha Comunicação, uma campanha chamada “É para todos”, na qual os clientes são as estrelas dos vídeos e de outros materiais publicitários. O vídeo foi publicado no YouTube e a empresa acredita que ele deverá impactar mais de 15 milhões de pessoas, além de ser veiculado na televisão.
Por partir da iniciativa dos próprios consumidores, o que é publicado nas redes sociais ganha status de verdadeiro, aumentando a credibilidade, seja em relação à agência de viagens, seja ao destino turístico, despertando nas demais pessoas a confiança e o desejo de conhecer mais sobre o produto ou o serviço anunciado.