Mais de duzentas pessoas entre profissionais da saúde, agentes de vetores, professores e alunos da Rede Pública Municipal participaram do Seminário “Dengue, transmissão, combate, doenças transmitida pelo mosquito: Zika, chikungunia e febre Amarela”, realizado na manhã da última terça-feira, dia 29, no Cemec.
Atuaram como palestrantes Fabiano Pedro e Catlin Cristiane Baptista, ambos técnicos do Centro de Controle de Endemias (Sucen) de Sorocaba. Luiz Pinheiro, chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica (DVE) da Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque, informou que o seminário procurou mesclar informações técnicas, dirigidas aos profissionais da saúde, com orientações práticas para o dia a dia.
“A grande presença de crianças e adolescentes obrigou os palestrantes a utilizarem uma linguagem mais simples. De qualquer forma – complementou Pinheiro - os profissionais de saúde puderam receber dados atualizados, principalmente com relação à transmissão de novas doenças como a Zika e a chikungunia. O balanço do seminário, na avaliação de todos, foi bastante positivo”.
No encerramento, Luiz Pinheiro complementou que três novos agentes de vetores, aprovados no último concurso público, serão chamados pela Secretaria Municipal de Saúde já no começo deste mês de outubro. “Ainda no final deste ano a Vigilância em Saúde de Mairinque poderá contar com nove agentes de vetores, devidamente treinados no combate à dengue”, informou o chefe de Divisão.