06/09/2015 às 13h03min - Atualizada em 06/09/2015 às 13h03min

Sorocaba sedia 3º Fórum de Inclusão “Pessoas com Deficiência – Além da Lei de Cotas”

Renomados profissionais reúnem-se para debater produtividade nas empresas, com foco na valorização da diversidade.

Da redação Foto: Reprodução Internet
Da redação Foto: Reprodução Internet

A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é um processo que vai muito além da regulamentação e, sobretudo, da Lei de Cotas.

 

Para ampliar o conhecimento sobre o tema e debater a relação entre empresas e pessoas com deficiência, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo (ABRH-SP), por meio de sua Regional Sorocaba, promove o 3° Fórum “Pessoas com Deficiência – Além da Lei de Cotas”, que explanará sobre os benefícios que a inclusão traz para as organizações e toda a sociedade, no próximo dia 23/9, das 8h às 17h, no Floresta Convenções e Eventos, localizado no Alto da Boa Vista.

 

O evento abordará pontos críticos da produtividade nas companhias, ao discutir sobre as diferentes competências e a valorização da diversidade, extrapolando a simples contratação da pessoa com deficiência, exigida por lei. O fórum compreenderá um dia inteiro de atividades, divididas em três blocos, com dois intervalos para um coffee break e o almoço. Dentre os assuntos em debate estarão: cases de inclusão, regulamentações e atualidades.

 

Mentes brilhantes do setor

 

A abertura será realizada pelo Diretor-Geral da ABRH-SP regional Sorocaba, Sr. Américo Garbuio Junior, coach executivo e consultor em liderança e gestão de pessoas, com 26 anos de experiência na área de Recursos Humanos, Practitioner pela SBPNL, Top Five of Mind na categoria de Dirigente de RH, estando entre os 100 mais reconhecidos dirigentes de RH do Brasil e vencedor de diversos prêmios em Gestão de Pessoas. “A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho precisa ser discutida à luz das reais necessidades entre empresas e colaboradores, a fim de que se chegue à justa dignidade e igualdade de condições”, destaca.

 

O primeiro painel, a respeito dos “Cases de inclusão”, trará como convidados: Ivone Santana, fundadora da “Modo Parités”, docente, consultora e representante no Comitê de Sustentabilidade do IDV e na Rede Empresarial de Inclusão Social, que falará sobre o programa de sucesso realizado pelo Magazine Luiza; Vania Nunes Silva, Diretora de Recursos Humanos da Flextronics Brasil e Lucrécia Medeiros, Gerente de Recursos Humanos das unidades Flextronics Sorocaba, além de Helvécio Siqueira de Oliveira, professor e Diretor da Escola Senai Ítalo Bologna – Centro de Referência no Atendimento à Pessoa com Deficiência, com a mediação de Luiza de Paula, Presidente do Instituto Rumo Inclusão e Diretora de Sustentabilidade Social – ABRH-SP Regional Campinas.

 

Logo após, será servido um coffee break, momento em que os participantes também poderão conhecer os patrocinadores, além de assistir à apresentação da cantora lírica e compositora Giovanna Maira, deficiente visual desde a infância.

 

Dando sequência aos debates, o segundo painel explanará sobre as regulamentações da “Lei de Cotas”, recebendo Dr. José Carlos do Carmo, médico sanitarista e do trabalho, auditor fiscal do trabalho, coordenador do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP; Rodolfo Pimenta Casagrande, gerente regional em Sorocaba do Ministério do Trabalho e Emprego e Dra. Edith Maria Di Giorgi, médica pediatra, vice-prefeita de Sorocaba e Secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), além da facilitadora Marinalva Cruz, coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Em seguida, será servido o almoço e realizada mais uma apresentação cultural.

 

Por fim, o terceiro e último painel abordará as atualidades do setor, com os convidados: Flávia Cintra, jornalista, escritora, ativista dos movimentos sociais em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e repórter do programa Fantástico, da TV Globo, que falará sobre “Mídia e Inclusão” e Rafael Públio, assessor do Gabinete da Deputada Federal Mara Gabrilli e responsável pela área de empregabilidade, que elucidará sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A mediadora será Renata Moeckel, publicitária, produtora e apresentadora dos boletins culturais na Rádio Ipanema, colunista no Jornal Ipanema e apresentadora do Café com Ela, na iTV.

 

Dois outros destaques encerrarão a programação: Dudu do Cavaco e Leonardo Gontijo, idealizadores do Instituto Mano Down, composto por iniciativas artísticas em prol do protagonismo das pessoas com down e outras deficiências.

 

O 3° Fórum de Inclusão “Pessoas com Deficiência – Além da lei de cotas” é direcionado a instituições públicas, privadas, não governamentais, educacionais, imprensa, profissionais da área de RH e demais interessados no tema.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3294-3307 ou [email protected]. O salão Floresta Convenções e Eventos está localizado na Avenida Três de Março, 2.566, em Sorocaba (SP).

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.