14/08/2015 às 10h12min - Atualizada em 14/08/2015 às 10h12min

Padre Daniel Balzan fala sobre a escolha dos Festeiros

Da Redação: Alan Vianni - Foto: Alan Vianni
Da Redação: Alan Vianni - Foto: Alan Vianni

A origem das Festas de Agosto, em homenagem ao padroeiro da cidade, remonta a meados do século 17, aos primórdios da fazenda que daria origem ao município de São Roque, cujo nome se deve à devoção do fundador, o bandeirante português Pedro Vaz de Barros ao santo que hoje é o padroeiro da cidade. 

Esses festejos nasceram das comemorações realizadas na fazenda do fundador, que construiu sua casa e uma capela em devoção a São Roque.

Lançando um olhar para a evolução das Festas de Agosto através dos anos, podemos constatar que esses festejos religiosos tiveram grande participação da comunidade e da igreja católica.

 A Igreja é a responsável por escolher os casais de festeiros, que devem comandar as festividades do município, organização e ordem da procissão e angariar fundos para o financiamento do evento. Este ano os Casais de Festeiros foram Alexandre Teixeira de Carvalho e Silvana Scopel, justamente com Rubens do Prado e Ester Maria do Prado.

O Jornal da Economia entrevistou o Padre, Daniel Balzan que é responsável pela Igreja Matriz de São Roque. Nossa redação questionou o sacerdote sobre a escolha dos Casais de Festeiros, para organizar o evento.

 “Os casais devem ser pessoas de bem, pessoas que são bem quistas pela sociedade e de boa índole. O processo de escolha parte de uma votação feita pelo Conselho da Igreja, que analisa as qualidades dos festeiros, assim como a sua presença na comunidade da igreja e os bons relacionamentos interpessoais Eles também não podem ter crianças muito pequenas, pois o trabalho é muito difícil”, comenta Balzan.

Quando perguntado sobre a religiosidade das Festas de Agosto, Daniel disse que toda festa sem religiosidade é uma festa pagã. “A partir do momento que tiramos a essência da festa, que é Deus, ela se torna uma festa pagã, sem sentido algum para se comemorar. A sociedade respeita esta festa porque respeita uma santidade envolvida nesta comemoração, então a alma pode festejar em paz”, finaliza o padre.

Uma celebração que chegará ao seu ápice no dia 16 de agosto, quando São Roque completará 358 anos e será realizada a Procissão de São Roque, que sairá da Praça da Matriz e percorrerá as ruas da cidade. Após a Procissão, o padre dá a benção final e anunciará os novos Festeiros de 2016


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.