14/08/2015 às 10h07min - Atualizada em 14/08/2015 às 10h07min

Os pais de festeirinhos e as Festas de Agosto

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação

Todos nós conhecemos os festeirinhos de São Roque. Todos os anos os dois casais de Festeiros, responsáveis pelas Festas de Agosto, escolhem algumas crianças para participar das comemorações, fazendo com que as novas gerações estejam integradas desde cedo no evento, para que no futuro elas possam levar esta tradição centenária à diante. Todos os anos a população de São Roque conhece os Festeirinhos, seja através dos cartazes de divulgação, com os nomes e fotos das crianças ou vendo sua participação em diversos momentos das festas.

Mas embora estes pequenos tenham um papel fundamental nas Festas, seus pais desempenham um papel ainda mais importante, sendo os responsáveis por ajudar os organizadores. Paulo Renato da Costa Guimarães e sua mulher, Ana Regina Martinho Guimarães, foram escolhidos pelos Festeiros Rubens e Ester, amigos de longa data do saudoso Roque José Martinho. “Meu sogro era muito amigos do Rubens e da Ester e como ele veio a falecer no ano passado, acredito que foi uma forma deles o homenagearem, convidando um dos seus filhos, no caso minha mulher, para participar do evento”, comenta Paulo.

Mas claro que a amizade não é o único fator de escolha. A afinidade é um fator essencial já que o grupo irá passar por várias atividades ao longo do ano, sendo responsável por ajudar os Festeiros e os casais de apoio nas mais diversas frentes, seja nos eventos de arrecadação de fundos, como os jantares, até o momento em que a festa de fato acontece. Um trabalho árduo e que exige dedicação já que tudo é feito de forma voluntária e que dura todo o ano.

Paulo diz que apesar do trabalho duro, principalmente quando a festa realmente começa, já que os pais dos festeirinhos estão presentes em todos os eventos para ajudar, participar deste evento é uma honra, opinião que é compartilhada pelos outros pais. “A grande união que vamos construindo durante o ano faz com que as atividades se tornem prazerosas, pois o clima é sempre positivo e o grupo se contagia. É como sem vivêssemos o ano todo no clima do mês de agosto”, declaram os Pais dos Festeirinhos 2015.

Com o início oficial das festas, com a Entrada dos Carros de Lenha, todos vêem todo o planejamento e dedicação ser recompensado, porém mesmo nesse momento as atividades não param e ao longo de toda a festa é possível ver os pais ajudando a dar prosseguimento à festa, para que tudo saia conforme o previsto.

Segundo Paulo, ser um Pai de Festeirinho foi uma honra, não apenas por ajudar na produção da festa mais importante de São Roque, mas por ver seu filho fazendo parte da história da cidade. “Acho que o papel dos festeirinhos é seguir adiante com a tradição da cidade. Eles são inseridos dentro dos nossos costumes, passam a fazer parte da comunidade da igreja e fazem novas amizades, meu filho (Mateus Martinho Guimarães) está vivendo esta experiência intensamente”, completa Paulo.

Uma opinião que com certeza é compartilhada entre todos os outros pais de Festeirinhos. Estas pessoas unidas por um propósito comum e uma forte ligação de fé, amor e amizade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.