10/08/2015 às 10h38min - Atualizada em 10/08/2015 às 10h38min

Deixar o smartphone na tomada por muito tempo prejudica a bateria?

Muitos brasileiros sabem como é sair de casa de manhã com a bateria do celular carregada e precisar colocar na tomada novamente no período da noite. Por este motivo, um smartphone equipado com uma bateria potente é o sonho de consumo de muita gente.

 

Quem passou pela experiência de ter um aparelho antigo, apelidado de “tijolão”, sabe que as baterias atuais duram bem menos do que as dos modelos passados. A explicação se deve ao fato de os celulares modernos executarem muitas atividades simultaneamente e desempenharem tarefas mesmo quando estão em “repouso” (veja aqui um exemplo de aparelho com funções das mais modernas).

 

Por mais que não esteja sendo utilizado, o smartphone está sempre em alerta a qualquer sinal transmitido pela operadora. Além disto, o aparelho realiza funções semelhantes a de um computador, o que consome mais bateria.

 

A grande questão é: deixar o celular na tomada a noite inteira faz mal à bateria? Para a sorte de todos, a resposta é negativa.

 

Segundo os especialistas, o smartphone possui mecanismos que interrompem o fluxo da corrente elétrica, exatamente para evitar problemas como a sobrecarga.

 

O que evitar?

Algumas baterias, principalmente as de lítio, podem sofrer com o superaquecimento. Para evitar este transtorno, é recomendável que as capinhas sejam removidas, pois além de contribuir com o aquecimento, elas dificultam a dissipação do calor.

 

O excesso de aplicativos pode ser outro vilão. Indica-se que os programas menos utilizados sejam desinstalados para liberar a memória e exigir menos esforço do aparelho, mas os softwares que ajudam a gerenciar o uso da bateria são indispensáveis. Quem utiliza o sistema Android pode baixar o Watchdog ou o JuiceDefender, já o iOS roda o SBSettings ou o Multitasking do próprio aparelho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.