07/08/2015 às 10h18min - Atualizada em 07/08/2015 às 10h18min

Carros de boi retornam na Entrada dos Carros de Lenha em São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Alan Vianni/Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Alan Vianni/Rafael Barbosa

Os carros de boi voltaram a fazer parte da tradicional Entrada dos Carros de Lenha, evento que abre oficialmente as Festas de Agosto em comemoração aos 358 anos de São Roque. A falta dos animais das festas do ano passado causou grande polêmica, fato que segundo os Festeiros 2014, ocorreu pela mudança na legislação em vigor para o transporte destes animais, vindos todos os anos do estado de Minas Gerais, que se tornou mais burocrático e caro.

Neste ano os Festeiros 2015, os casais Alexandre Teixeira de Carvalho e Silvana Scopel e Rubens do Prado e Ester Maria do Prado conseguiram trazer os animais, porém não sem um grande esforço. Segundo Alexandre, o trabalho foi difícil e burocrático, sendo que a autorização para que os animais fizessem parte do evento só foi liberada na noite de sábado, dia anterior ao evento. “Os festeiros vão enfrentar problemas diferentes todos os anos, mas com trabalho e dedicação as coisas acontecem”, completou o festeiro Alexandre Teixeiradurante o desfile.

A participação dos animais foi comemorada por grande parte da população e era possível ver que muitos usavam adesivos com os dizeres “Nossa tradição voltou”. Segundo um dos responsáveis por conduzir os animais, o carreiro José Carlos Pereira o trabalho é difícil pois é necessário conhecer os animais para conduzi-los sem que eles se machuquem ou importunem as pessoas que acompanham o evento. Carlos também afirma que as pessoas podem ficar despreocupadas com relação ao bem estar dos bois pois eles são muito bem tratados, realizando exames veterinários periódicos, além de outros cuidados que visam o seu bem estar. “Eles são muito bem tratados, mais do que eu que faço exame só uma vez por ano”, brinca o carreiro.

Os animais foram a penúltima atração do evento, que teve como o tema "Paz". Ao invés de carros alegóricos, o evento apostou na participação de diversos grupos, que representavam diferentes nações ao redor do mundo e se apresentaram para uma multidão de pessoas que se aglomeravam ao longo do trajeto para acompanhar o evento.

Ao chegar a Praça da Matriz, a frente dos carros de lenha os bois foram aplaudidos pela população, claramente feliz com a volta desta tradição. “Já moro em São Roque há algum tempo e acho essa tradição importante. A tradição de São Roque não pode acabar”, afirmou o comerciante Gilmar Tadeu Caetano.

“Todos os anos os Festeiros querem trazer os carros de boi. Não é fácil, tem toda uma burocracia envolvida, mas este ano deu tudo certo e ficamos felizes em manter a tradição e eles estão ai nas ruas para que todos possam ver”, completou a Festeira Silvana Scopel.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.