06/06/2015 às 09h48min - Atualizada em 06/06/2015 às 09h48min

Exposição do projeto “Foto na Lata” é realizada em São Roque

- Foto: Assessoria de imprensa
- Foto: Assessoria de imprensa

Viabilizada com recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura, teve início na última sexta-feira, dia 29 de maio, a exposição fotográfica “Brasital na Lata”, que ocorre durante a primeira quinzena de junho, na Biblioteca Municipal, Prof. Arthur Riedel, no CEC Brasital.

As fotos da exposição foram feitas pelos alunos da oficina “Foto na lata”, coordenada por Clarissa Moser, e iniciada há dois meses em São Roque, onde os participantes montaram um laboratório de fotografia artesanal, e navegaram pelos princípios da formação da imagem. Após construírem câmeras fotográficas usando latas de tinta, eles também aprenderam a registrar as imagens, controlando o tempo a partir da luminosidade do sol, assim como todas as etapas e cuidados no processo de revelação da foto.

A técnica conhecida como “pinhole” permite o contato com processos fotográficos pouco usuais na era digital, porém, facilita a compreensão da formação da imagem como fenômeno natural e desmistifica a complexidade de suas etapas. Com olhos atentos e câmeras posicionadas, os alunos retrataram a Brasital e os seus arredores, percebendo novas formas de olhar estes espaços e as pessoas que o habitam. Os resultados estão presentes nesta breve exposição que também é um convite para novas experiências fotográficas.

O Prefeito Daniel de Oliveira Costa, incentivador do projeto que resultou na Lei que resultou na criação do Fundo Municipal de Cultura na cidade, esteve presente na abertura da exposição enaltecendo o projeto. “É impressionante ver belas imagens como estas, sabendo que foram produzidas por algo tão simples, como uma lata. Cada vez mais, projetos como este, devem ser realizados e apoiados em São Roque. A Cultura contribui, para a formação de melhores cidadãos, e traz para a sociedade um conhecimento sem igual”.

Ao longo do ano, a Prefeitura divulgará a programação com os próximos projetos relacionados ao Fundo Municipal de Cultura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.