19/05/2015 às 14h52min - Atualizada em 19/05/2015 às 14h52min

Araçariguama completa 24 anos de emancipação

Da Redação: Alan Vianni / Com informações do Cruzeiro do Sul - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Alan Vianni / Com informações do Cruzeiro do Sul - Foto: Reprodução / Internet

Araçariguama completa nesta terça-feira, dia 19 de maio, 24 anos como cidade emancipada, embora tenha sido fundada há 361 anos. Foi nessa região que se encontrou e extraiu ouro no século passado e a cidade também contou com a passagem dos Bandeirantes, que desbravaram o país.

Essa é a história que Araçariguama quer contar para atrair a atenção dos turistas que passam pela cidade. Os relatos contam que, em 1590, descobriram minério de ferro no Morro Araçoiaba e ouro no Morro do Vuturuna, entre Araçariguama e a cidade de Santana de Parnaíba. No Estado de São Paulo, o ouro foi encontrado apenas em Cananéia, litoral sul, nas imediações do Pico do Jaraguá, onde hoje está localizada a cidade. 

De acordo com informações do Historiador Valderez Antonio da Silva, ao Jornal Cruzeiro do Sul, “as diversas minas de ouro descobertas ali atraíram os exploradores, entretanto elas não foram capazes de sustentar o desenvolvimento da cidade por muito tempo”. Segundo historiador, o volume não foi compensador, tanto que os paulistas se voltaram para o cultivo da terra logo após este período. “Somente mais tarde, já em fins do século 17, é que retomam com afinco a procura por ouro, indo então mais para o interior do Brasil, chegando a Minas Gerais, Goiás e Cuiabá”, relata.

Hoje em dia, as minas servem somente à visitação dos turistas, sendo que a maior parte são estudantes. "A gente tem um pequeno museu que conta a história da cidade e por onde os bandeirantes passaram", afirma Carlos Henrique Moraes Fhilipe, Diretor de Turismo da Prefeitura de Araçariguama ao Cruzeiro do Sul. 

A mina de ouro preparada para a visitação dos turistas possui 100 metros de extensão dentro da montanha, aberta ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Um museu e guias de turismo auxiliam na história e exploração do lugar.  Também é possível fazer exploração ecológica do Morro do Vuturuna. Em outro local, pode ser visto da rodovia Castello Branco, um avião, atrativo que passa por reformas e deve abrir como museu para o turista em breve.  O turista pode visitar a Igreja de Nossa Senhora da Penha, a Matriz, que ainda possui paredes de taipa de pilão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.