13/05/2015 às 09h47min - Atualizada em 13/05/2015 às 09h47min

Qual é a melhor lareira para sua casa?

As lareiras, além de um lindo item de decoração, também são uma deliciosa fonte de calor nos dias frios de inverno.

Texto: Aline Matos - Foto: Reprodução / Internet
Texto: Aline Matos - Foto: Reprodução / Internet

As lareiras, além de um lindo item de decoração, também são uma deliciosa fonte de calor nos dias frios de inverno. Com a chegada da estação, todos querem uma em casa, para aquecer o ambiente e dar aquele aspecto de conforto e aconchego para toda a família.

Muitas pessoas, porém, acreditam que para se ter uma lareira é preciso muito espaço, e também muito dinheiro. Errado. Hoje em dia, ter uma lareira em casa é muito fácil, pois elas existem em diversas modelos, tamanhos e preços - veja aqui alguns exemplos, cabendo, inclusive, em apartamentos pequenos.

Conheça 4 tipos básicos de lareiras, e escolha o que melhor se enquadra no seu orçamento e espaço!

Como escolher o espaço ideal?

A principal recomendação dos fabricantes de lareiras é evitar espaços com grande circulação de ar, para que se possa reter o calor necessário para o aquecimento adequado. Apesar disso, é fundamental uma leve entrada de ar, pois a lareira precisa de oxigênio para funcionar sem deixar o ar do ambiente saturado. Outra questão importante é escolher um local onde se possa garantir uma saída de ar, para que a fumaça vá direto para fora da casa.

 

Tipos de lareiras Alvenaria

Este tipo de lareira é o mais tradicional, e normalmente são feitas por medida para o espaço que você tenha em sua residência. Ela funciona através da queima de lenha seca, por isso é preciso também projetar um local de armazenamento da lenha, pois se ela umedecer acaba fazendo muita fumaça e pouca brasa. Inapropriada para apartamentos pequenos e que não sejam na cobertura. Custo de baixo a médio.

Metal

Pode ser encontrada em diversos materiais, como cobre, aço naval, inox, cobre e latão. Esse tipo de lareira possui isolamento térmico e aquece três vezes mais do que os modelos feitos em alvenaria. A instalação é rápida e pode ser feita sob qualquer tipo de piso, em qualquer tipo de parede e em “cantos” da casa. Também é mais recomendada para casas do que para apartamentos, pois o aquecimento também é a base de queima de lenha. Custo de médio a alto.

Gás

Este tipo de lareira é perfeito para apartamentos de qualquer tamanho. Não precisam de chaminé, pois funcionam à base de gás GLP. São portáteis e podem ser encontradas em todos os tamanhos e formatos. Custo de baixo a médio.

Salamandra

O tipo mais versátil de lareira, funcionando tanto a gás como a lenha, ideal para qualquer tipo e tamanho de ambiente. Este tipo funciona como uma estufa de ferro fundido, e pode ser encontrado em qualquer estilo, garantindo charme e aquecimento a seu lar! Custo baixíssimo.

Álcool

Este é o modelo mais prático e ecológico entre as lareiras, pois não produz nenhum tipo de resíduo ou fumaça. Conhecida também colo lareira ecológica, funciona à base álcool líquido.  Pode ser usada tanto em ambientes fechados como abertos, e quanto maior a ventilação do local, melhor para o aquecimento. Esse tipo existe nos mais variados formatos e estilos. Custo de baixo a médio. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.