06/05/2015 às 14h48min - Atualizada em 06/05/2015 às 14h48min

5 projetos arquitetônicos impressionantes que pouca gente conhece

Texto: Aline Matos - Foto: Reprodução / Internet
Texto: Aline Matos - Foto: Reprodução / Internet

Oscar Niemeyer, Zaha Hadid, Frank Lloyd Wright e Philip Johnson. É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre pelo menos um deles, não? Eles são grandes arquitetos do mundo contemporâneo e seus nomes são conhecidos por suas belíssimas obras, que ainda influenciam muitas construções modernas.

Além das incríveis edificações projetadas por esses verdadeiros gênios da arquitetura, é possível encontrar inspiração na arquitetura atual, como pode ser visto aqui. Por isso, selecionamos 5 projetos pouco conhecidos, mas que são impressionantes.

 

Centro Paroquial São Bonifácio - São Paulo, Brasil

Projetado pelo arquiteto e urbanista austríaco Hans Broos, o Centro Paroquial São Bonifácio compreende uma caixa de 13 x 33 m e 7,20 m de altura, e um pé direito livre interno de 5,5 m, apoiada sobre quatro pilares.

A ‘caixa de concreto’ da Vila Mariana representa o repertório formal do Brutalismo Paulista, estilo arquitetônico adotado por Broos. Para realizar a construção, o austríaco precisava resolver uma situação contrastante: projetar e construir uma igreja em um contexto urbano já formado. E ele conseguiu.

 

Grande Mesquita de Djeneé - Djeneé, Mali

Erguida em 1907, a Grande Mesquita de Djeneé é tida como a maior estrutura de argila do mundo, feita em grande parte por tijolos de barro queimados pelo sol, areia, gesso e argamassa de barro.

Considerada como uma das maiores obras da arquitetura sudanesa, a Mesquita já recebeu, em 1988, o título de Patrimônio Mundial da Unesco e, anualmente, recebe reparos para consertar as rachaduras decorrentes dos verões do Norte da África.

 

Habitat 67 - Montreal, Canadá

Projetado por Moshe Safdie, um arquiteto e urbanista israelense muito respeitado, o Habitat 67 abriga 148 residências, que conferiram ao complexo um enorme reconhecimento no Canadá por seu estilo e qualidade de vida.

O edifício reflete a imagem de uma sociedade moderna e foi construído com blocos em concreto pré-moldado, colocados uns sobre os outros até uma altura de 12 andares, resultando em interiores futurísticos e em uma bela e gigantesca escultura.

 

Kunsthaus Graz - Graz, Áustria

Localizado na cidade de Graz, na Áustria, o museu de arte moderna Kunsthaus Graz é um verdadeiro exemplo de que é possível haver interação entre a arquitetura moderna e as edificações tradicionais de uma cidade milenar como essa.

Sustentável, a estrutura de 27 mil m² em forma de bolha é composta por 1.288 painéis fotovoltáicos de acrílico semitransparente, que produzem energia suficiente para o seu funcionamento.

 

Museo Soumaya - Cidade do México, México

Desenhado em 2011 por Fernando Romero, o Museo Soumaya foi fundado por um dos homens mais ricos do mundo, Carlos Slim, como uma homenagem à sua mulher, morta em 1999.

O moderno museu abriga cerca de 60 mil peças, como pinturas, esculturas, coleção de moedas mexicanas, instrumentos musicais, entre outros. Apesar de privado, a entrada no museu é gratuita.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.