22/04/2015 às 14h50min - Atualizada em 22/04/2015 às 14h50min

Justiça condena Costa por lavagem de dinheiro na refinaria Abreu e Lima

Costa foi condenado a 7 anos e 6 meses de prisão, segundo a Justiça

Fonte: G1/Paraná - Foto: Reprodução / Internet
Fonte: G1/Paraná - Foto: Reprodução / Internet

A Justiça Federal condenou o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que cumpre prisão domiciliar no Rio de Janeiro, pelos crimes de pertinência a organização criminosa e por lavagem de dinheiro ligados a desvios de recursos na construção da refinaria de Abreu e Lima, localizada em Pernambuco. Pelos dois crimes, ele terá que cumprir sete anos e seis meses de prisão.

Sobre a lavagem de dinheiro, o juiz federal Sérgio Moro destacou no despacho, publicado nesta quarta-feira (22), que as provas reunidas contra Costa, inclusive por sua prória confissão, indicam que ele passou a dedicar-se à prática do crime visando seu próprio enriquecimento ilícito de de terceiros.

Do total da condenação, segundo a Justiça, serão descontados o período em que ele ficou preso na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba, e em regime domiciliar.

No despacho, o juiz também condenou pelo crime de pertinência a organização criminosa envolvendo a mesma refinaria - Márcio Andrade Bonilho e Waldomiro de Oliveira, do Grupo Sanko Sider. Alberto Youssef, que cumpre prisão na carceragem em Curitiba, também foi condenado pela prática de lavagem de dinheiro relativo a aquisição de um veículo:

"Alberto Youssef é reincidente, mas o fato será valorado como circunstância agravante. As provas colacionadas neste mesmo feito, inclusive por sua confissão, indicam que passou a dedicar-se à prática profissional de crimes de lavagem, o que deve ser valorado negativamente a titulo de personalidade", disse Moro.

O doleiro foi condenado por essa e outras práticas envolvendo lavagem de dinheiro por nove anos e dois meses de reclusão. Por conta da delação, o juiz destacou que o doleiro deverá cumprir três anos da pena em regime fechado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.