20/04/2015 às 10h42min - Atualizada em 20/04/2015 às 10h42min

Palestra da NASA na FACENS foca na possibilidade de transferência de tecnologia

Em evento inédito no país, engenheiro da Agência Espacial Norte Americana (NASA) mostrou como é possível trabalhar em parceria com este que é o maior centro de pesquisa aeroespacial do mundo

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Durante a tarde da última quarta-feira (15) um grupo de mais de 200 pessoas, entre alunos e professores da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) e público interessado, participou da palestra “NASA na FACENS: Como ser um Parceiro na Área de Tecnologia e Inovação”.

O evento, promovido pela Brazil-Florida Chamber of Commerce (BFCC, Câmara de Comércio Brasil-Flórida) foi realizado, além da FACENS, em apenas outros três locais no país. O palestrante foi o próprio diretor do departamento de Transferência de Tecnologia (NASA High Tech Transfer Program) do Kennedy Space Center, um dos 10 Centros Espaciais da NASA, localizado na Flórida.

Em sua exposição o palestrante demonstrou com vários exemplos que há muito mais tecnologia desenvolvida pela NASA em recursos que facilitam e melhoram as condições de vida aqui na Terra do que geralmente a maioria das pessoas se dá conta. São inovações produzidas para atender as necessidades das missões espaciais, porém, muitas delas acabam tendo aplicação diversos segmentos, da medicina à comunicação, e recebem adaptações para esta nova função.

Entre os exemplos citados, está a tecnologia aplicada na roupa utilizada por bombeiros aqui no Brasil, palmilhas que foram desenvolvidas a partir do aprimoramento das botas dos astronautas para pisar em solo lunar e até mesmo a tecnologia embarcada em câmeras de celular. Atualmente, mais de 1 bilhão desses aparelhos possui tecnologia desenvolvida pela NASA. A agência norte-americana também tem contribuído com muitas novas patentes voltadas à área médica.

A palestra foi realizada por Michael Lester, diretor do departamento de Transferência de Tecnologia da NASA - KSC e traduzida por Jefferson Michaelis, presidente da Brazil-Florida Chamber of Commerce e o contato internacional da Florida International Business School. O evento teve o apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba, Inova Sorocaba e do CIESP.

Em breve, na Semana da Engenharia da FACENS (de 22 a 24 de abril), um aluno da faculdade será sorteado para ganhar uma viagem até a Flórida, nos Estados Unidos, oferecida pela FACENS. Lá ele conhecerá o Kennedy Space Center da NASA por meio de ingresso VIP oferecido pela BFCC e NASA.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.