15/04/2015 às 10h06min - Atualizada em 15/04/2015 às 10h06min

Fotógrafos são-roquenses concorrem a Oscar da fotografia

Da Redação - Fotos: Guilherme Lion e Evander Portilho
Da Redação - Fotos: Guilherme Lion e Evander Portilho

Todos os anos, cerca de um milhão de casamentos são realizados só no Brasil. No mundo, estima-se que sejam mais de 50 milhões. Seja uma união civil, católica ou budista, uma coisa não muda: haverá sempre alguém para fotografar, eternizar o momento. E das incontáveis imagens de casórios tiradas em 2014 ao redor dos quatro cantos do planeta, duas das mais bonitas foram feitas por são-roquenses. Parceiros profissionais, Guilherme Lion e Evander Portilho foram classificados para a fase final, de um concurso organizado pela Fearless Photographers, considerado o ‘Oscar da fotografia de casamentos’.

      

Guilherme Lion (esquerda) e Evander Potilho

Primeiramente, é importante explicar: por que a fotografia de casamentos tem um ‘Oscar’? A resposta é fácil. Fotografar é uma arte, seja o trabalho relacionado a jornalismo, natureza ou pessoas. O casamento é dos momentos mais importantes da vida dos casais, que querem lembranças eternas. Por isso, buscam os profissionais mais capacitados, mais sensíveis, que consigam expressar em imagens aquele sentimento único. E foi exatamente isso que fizeram Lion e Evander nas imagens que concorrem ao prêmio de melhor foto de casamento de 2014.

Em votação popular pela internet, envolvendo o mundo inteiro, Guilherme Lion, proprietário da Lion Fotografia, obteve a 10.ª colocação. Colaborador da mesma empresa, Evander ficou no 12.º lugar, de acordo com lista divulgada na última segunda-feira. Por terem terminado entre os 13 primeiros da votação online, os dois são-roquenses vão participar da parte final da premiação.

Agora, um júri formado por três das mais respeitadas profissionais do mundo (entre elas Erin Chrisman, do principal estúdio fotográfico da Califórnia, nos Estados Unidos) vai escolher as três melhores fotos de 2014. Os vencedores terão direito a utilizar, durante a carreira, o selo da FearlessPhotographers, literalmente um "selo de qualidade", reconhecido em todo o mundo.

"É uma honra estar ao lado dos melhores fotógrafos do mundo. Estou surpreso e muito feliz. Primeiro, por saber que uma foto minha será avaliada por três fotógrafas geniais, que admiro muito. Segundo, por saber que meu parceiro de equipe também está na final, sendo os únicos brasileiros finalistas. E terceiro, por saber que tenho muitos amigos que acompanham e acreditam em meu trabalho e me ajudaram a chegar à final. Quero muito trazer este prêmio para o Brasil, e principalmente para São Roque, e contribuirpara mostrar que o Brasil e o interior também têm ótimos profissionais", festeja Lion.

O fotógrafo começou na profissão aos 14 anos, trabalhando em eventos. Empreendedor, criou os sites Kisseker e Fusão Perfeita antes de se formar em jornalismo. Desde 2012 trabalha com fotografia de casamentos, área na qual agora é especializado.

Foto: Guilherme Lion 

A foto classificada foi tirada na festa de casamento de Lais Prado e Tiago de Angelo, em outubro. "Não é uma foto tradicional, e isso é uma marca do meu trabalho. Os noivos estavam descansando, se preparando para entrarem no salão de festa, quando notei uma cena diferente e não hesitei em clicar. O noivo estava com o buquet em uma mão e um cigarro na outra. Ela carregava uma cerveja. O movimento, e expressão dos noivos contribuíram para a composição da foto", conta.

Já Evander, que também começou muito novo na fotografia e possui grande bagagem fotográfica, trabalhou como designer e trilhou seu caminho como fotógrafo autônomo. Em 2014, entrou para o time da Lion Fotografia e hoje é o braço direito na equipe. Sua foto classificada foi tirada no casamento de Jaqueline e Daniel, realizada em São Roque.

Foto: Evander Portilho

"Chegar à final e ver meu nome entre tantos fotógrafos de todo o mundo me dá mais força para seguir em frente e continuar a caminhada em busca dos meus sonhos. Quando fiz esta foto, já estava em um dos momentos que mais gosto do casamento: a festa. Todos dançavam e pulavam, com a alegria à flor da pele; um momento mágico que consegui fotografar. Acredito que consegui resumir e eternizar a energia da festa, um momento de felicidade único."

Os fotógrafos agora aguardam, com a torcida dos são-roquenses, o resultado final do concurso, que deve ser divulgado nos próximos dias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.