10/04/2015 às 13h12min - Atualizada em 10/04/2015 às 13h12min

Moradores da Rua Monsenhor Antônio Pepe lidam com ‘cheiro de esgoto’ há mais de 20 anos

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

Há mais de 20 anos, um forte cheiro de esgoto aflige os moradores da Rua Monsenhor Antonio Pepe, no Bairro Jardim Bela Vista, em São Roque. O cheiro vindo dos bueiros se tornou um problema freqüente na via, que abriga, além de residências, diversos estabelecimentos comerciais, como o próprio Jornal da Economia.

Segundo a professora, Josely Munhoz, embora o cheiro fique mais ou menos forte com o passar do dia ele sempre esta presente. Lecionando na região rural, a professora conta que sente a diferença assim que chega a sua residência, um problema que afeta a todos da casa, já que o odor afeta, além das ruas, as casas. “Minha filha estava reclamando estes dias que não estava agüentando o cheiro de esgoto”, comenta.

Um problema antigo e que já resultou em um abaixo assinado dos moradores, para que a Prefeitura de São Roque resolvesse o problema, embora nada tenha sido feito de maneira efetiva até agora. Segundo a proprietária da escola infantil Cambalhota, Marina Garcia Cavalheiro Lobo, apesar dos esforços da comunidade em resolver o problema, nada deu resultado, sendo que tudo que lhes foi informado é que o problema não teria solução, por conta da rede de esgoto antiga.

Mas o tempo passou, a rede se tornou ainda mais antiga e os problemas continuam, algo que prejudica o seu estabelecimento, o qual já tomou algumas medidas para que as crianças não tenham que lidar com o mal cheiro. “Os clientes que nos conhecem a tempo sabem que não existe problema para seus filhos, mas a pessoa nova que vem para conhecer o lugar pode se espantar com o cheiro da rua, achando que o mesmo acontece aqui dentro”, completa.

Com um problema tão sério afetando o local é normal que a rua tenha uma rotatividade de moradores alta. Marina acredita que o mau cheiro seja um dos motivos que levam muitos moradores a deixar a rua, sendo que algumas casas tiveram problemas com refluxo de esgoto, obrigando que os proprietários de alguns imóveis instalassem dispositivos especiais nas residências para evitar o problema.

Nossa redação entrou em contato com a Sabesp a procura de esclarecimentos sobre este problema. Em nota, a empresa informou que a Rua Monsenhor Antonio Pepe possui rede de esgoto e até o momento a companhia não registrou nenhuma solicitação de serviços pelo local nos últimos dias e que todas as solicitações de limpeza realizadas até o momento foram atendidas. “A Sabesp salienta que irá fazer uma ação preventiva na rede de esgoto da referida rua, para evitar transtorno aos moradores do local", completa a empresa em nota.

O Jornal da Economia também entrou em contato com a Prefeitura de São Roque com indagações sobre o caso. Segundo o Diretor de Planejamento e Meio Ambiente, Sergio Ricardo de Angelis, é a primeira vez que a atual administração toma conhecimeto de tal problema. "Desde já estamos acionando tanto o Departamento de Obras para provável manutenção, como a concessionária SABESP, para verificação no local", completa.

Confira a reportagem da TV JE sobre este "Olho Vivo":


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.