07/04/2015 às 15h37min - Atualizada em 07/04/2015 às 15h37min

CUT, MST e UNE fazem protestos contra terceirização em 11 estados

Manifestantes também defendem a Petrobras e a reforma política. Atos criticam ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff.

Fonte: G1 Política - Foto: Clayton de Souza/Estadão Conteúdo
Fonte: G1 Política - Foto: Clayton de Souza/Estadão Conteúdo

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre outros grupos, realizam nesta terça-feira (7) atos em todo o país contra o projeto de lei que regulamenta os contratos de terceirização no mercado de trabalho.

A proposta pode ir à votação nesta tarde pela Câmara dos Deputados. Entenda o projeto.

Até as 14h30, havia registro de protestos em 10 estados e no Distrito Federal.

Veja a situação em cada estado:

DISTRITO FEDERAL
Os manifestantes se reuniram na área de desembarque do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, na manhã desta terça-feira (7). A Polícia Militar e os organizadores estimaram em 60 pessoas o número de participantes do protesto às 9h.

O diretor da CUT no Distrito Federal, Rodrigo Rodrigues, afirmou que o objetivo da manifestação é abordar parlamentares que chegam à capital federal e demonstrar a insatisfação dos trabalhadores com o projeto de lei.

"Os deputados estão saindo de seus estados e aqui vamos receber os que vão para o Congresso Nacional. O objetivo é que entendam que a classe trabalhadora não quer esse projeto de lei." Leia mais

SÃO PAULO
O ato que começou por volta do meio-dia em frente ao Hospital das Clínicas e seguiu para a Rua da Consolação, onde ocupou parcialmente a via até acabar, por volta das 13h.

Na capital paulista também há uma caminhada da Frente Democrática em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) no centro da cidade. O trânsito está lento na região, segundo a CET.

PARAÍBA
O protesto no Centro de João Pessoa reuniu, segundo a organização, 200 pessoas. A polícia não tem uma estimativa de público. O ato começou por volta das 8h desta terça (7) com um café da manhã no Ponto de Cem Reis.

Por volta das 10h, os manifestantes caminharam até a Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego. Ali, eles participaram de uma palestra sobre o PL 4.330, projeto de lei que regulamenta a terceirização no mercado de trabalho. "Esse projeto precariza as relações de trabalho e acaba com os direitos dos trabalhadores", afirmou o diretor-executivo da CUT na Paraíba, Marcos Henriques.

Na capital paraibana, o ato foi promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Sindicato de Serviços do Comércio, o Sindicato dos Comerciários, entre outras entidades, e terminou por volta das 12h20. Leia mais

ALAGOAS
A primeira manifestação começou às 8h30, em frente à Casa da Indústria, na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em Maceió. O ato durou cerca de uma hora e meia. Segundo a organização, pouco mais de 10 pessoas participaram do ato, que não foi acompanhado pela polícia.

Por volta das 9h começou outro protesto no centro da capital alagoana, em frente à Delegacia Regional do Trabalho (DRT), que terminou ao meio-dia. Segundo os organizadores, participaram cerca de 200 pessoas. A Polícia Militar diz que o número de manifestantes não passou de 60.

O representante da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Paulo Roberto, diz que o ato se posiciona contra a aprovação do projeto de lei que regulamenta contratos de terceirização. "A proposta visa finalizar a economia e explorar o trabalhador com salários baixos. Além disso, sem vínculo com a empresa-mãe, eles não poderão ser representados com sindicatos", afirma. Leia mais

BAHIA
O protesto em Salvador reuniu, segundo a organização, 100 pessoas – 70, segundo a Polícia Militar. A concentração começou por volta das 7h em frente à Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Às 9h20, os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas da região.

Duas viaturas da Polícia Militar fizeram a segurança dos manifestantes e organizaram o tráfego de veículos. A mobilização foi encerrada por volta das 10h10.

“O ato é contra a PL 4330, que desregula os direitos dos trabalhadores e vai prejudicar 13 milhões de trabalhadores que não vão ter mais trabalhos diretos", afirmou Cedro Silva, presidente estadual da CUT. Leia mais

CEARÁ
Trabalhadores se reúnem na Praça do Ferreira em ato contra medidas anunciadas pelo governo federal, como a Medida Provisória 664 e 665/2014, que alteram normas trabalhistas e previdenciárias, entre outras reivindicações.

Segundo a Guarda e os organizadores, 35 pessoas participam do protesto.

MARANHÃO
Em São Luís houve uma coletiva de imprensa na sede da CUT na manhã desta terça (7). A representante da entidade Júlia Nogueira explicou os motivos pelos quais a CUT é contra o projeto que regulariza a terceirização.

"Nós defendemos que os trabalhadores terceirizados tenham assegurados os mesmos direitos que os trabalhadores de órgãos ou empresas. As estatísticas mostram que um trabalhador terceirizado chega a ganhar 27% menos que os que não são", afirma. Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE
Em Natal, o ato foi realizado pelos servidores da saúde como parte de uma jornada nacional promovida pelo CSP-Conlutas e outras entidades. De acordo com o Sindsaúde/RN, o protesto é "contra os ataques aos direitos trabalhistas" e também marca o início da campanha salarial da categoria, "que exige condições de trabalho, reajuste e melhorias na saúde pública".

A concentração começou por volta das 8h em frente à sede do Sindsaúde e depois os manifestantes percorreram as ruas da capital, com paradas na prefeitura e na Secretaria Estadual de Saúde.

Trabalhadores de outras categorias como bancários, técnicos da UFRN e vigilantes também participaram do ato. Segundo a organização, 150 pessoas estiveram na manifestação. A PM não divulgou o número de participantes do protesto. O ato terminou por volta das 11h. Leia mais

ACRE
Pelo menos 30 pessoas participaram do ato nesta manhã no Centro de Rio Branco, segundo a CUT no Acre. A Polícia Militar estima que participaram entre 20 e 30 pessoas.

De acordo com a presidente da CUT no estado, Rosana Nascimento, os sindicatos em Rio Branco resolveram protestar por meio de panfletagens em prédios públicos e nas ruas da cidade.

"Acreditamos na força dos trabalhadores e esse PL 4.330 não pode ser aprovado. É um câncer para o trabalhador, que tem que receber seus direitos trabalhistas", afirma. Leia mais

AMAPÁ
Em Macapá, o ato contra o projeto que regulariza a terceirização ocorreu na Praça da Bandeira, no Centro, começando às 9h e encerrando por volta das 11h30.

Organizado pela CUT estadual, o ato teve a adesão dos sindicatos dos Vigilantes e Bancários. De acordo com o movimento, 50 pessoas participaram da mobilização, que não teve a presença da Polícia Militar.

A secretária-geral da CUT no estado, Ivoneia Alves, disse que a terceirização acaba com os direitos dos trabalhadores e afeta as relações de trabalho. "Nossos direitos estão sendo jogados no lixo. Vai ter demissões em massa, ameaçando tudo o que a gente conquistou ao longo de nossas lutas. Governo é igual a feijão. Só funciona na pressão", disse em seu discurso no ato. Leia mais

RIO GRANDE DO SUL
Representantes de movimentos populares e centrais sindicais fizeram um protesto no salão de embarque do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Conforme a organização, eram 50 pessoas no local por volta das 10h.

O ato foi realizado no aeroporto porque os deputados gaúchos costumam viajar a Brasília neste dia da semana no primeiro voo da manhã. Nesta terça, os deputados devem votar o projeto de lei que regulariza a terceirização no mercado de trabalho.

"O trabalho terceirizado é muito mais vulnerável em termos de benefícios, salário... Aprovar este projeto significa fortalecer o trabalho precário", afirmou Guimar Vidor, presidente estadual da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB-RS).

Após sair do aeroporto, o grupo foi para a Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, onde cerca de 30 pessoas participaram da manifestação com panfletagem, segundo a Brigada Militar. Leia mais

(Confira algumas fotos na galeria abaixo)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.