Tarcísio descarta novos pedágios e promete obras na Raposo

Governador garante que pórticos não terão cobrança e responde sobre viaduto prometido pela ARTESP no Km 63.

Por
48 3 Min

Governador garante que pórticos não terão cobrança e responde sobre viaduto prometido pela ARTESP no Km 63 - Foto: Carlos Mello

ALUMÍNIO – Durante a inauguração do trecho duplicado da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) entre Vargem Grande Paulista e Sorocaba, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aproveitou a coletiva de imprensa para detalhar o futuro da concessão e responder a cobranças pontuais sobre a segurança viária na região de São Roque. Tarcísio foi enfático ao negar que os novos pórticos de monitoramento instalados na rodovia sejam transformados em pontos de cobrança de pedágio (sistema Free Flow) após as eleições municipais de outubro. "O foco é monitoramento e segurança. Não haverá novos pedágios neste trecho", afirmou.
Cobrança: O "Esquecido" Viaduto do Km 63
Um dos pontos centrais da entrevista foi a intervenção do jornalista Carlos Mello, que recordou uma promessa antiga feita pela ARTESP em audiência pública no ano de 2018. Trata-se da construção de um dispositivo em desnível (viaduto ou elevado) no Km 63, acesso às Vilas São Rafael, Jardim Nova Brasília e Pedreira. Atualmente, mesmo com a rodovia duplicada, os motoristas ainda realizam a travessia em nível, o que tem gerado colisões frequentes e colocado em risco a vida dos moradores locais. Ao ser questionado sobre o descumprimento deste cronograma, o governador afirmou que a gestão estadual revisará os projetos para garantir que novos dispositivos de segurança sejam efetivamente instalados para eliminar os cruzamentos perigosos.
raposo-rotatoria-124557.jpg
Grande obra no Km 63 prometida pela ARTESP em 2018 ficou "esquecida" pelo governo  e moradores dos bairros são obriagdos a cruzar a pista duplicada sem segurança nenhuma - foto: Carlos Mello
 

Passarelas e a Tragédia na Vila Vilma Além da questão do tráfego de veículos, a segurança dos pedestres também foi pauta. A necessidade de passarelas é urgente em diversos pontos, especialmente na Vila Vilma, onde a ausência de uma travessia segura resultou recentemente no trágico atropelamento que vitimou um casal de idosos.
Compromissos assumidos pelo Governo: * Revisão do Km 63: Reavaliação do projeto de 2018 para implantação de dispositivo de acesso em desnível (viaduto). * Segurança de Pedestres: Construção de passarelas em pontos críticos, com prioridade para o trecho da Vila Vilma. * Redução de Acidentes: Implementação de novos elementos de sinalização e proteção até a conclusão das obras definitivas. A inauguração da duplicação é um marco logístico para o estado, mas para São Roque, o sucesso da obra depende da entrega desses dispositivos que separam o fluxo rodoviário da vida urbana dos bairros.
Assista em breve a cobertura completa desta entrevista em vídeo aqui no portal.