SÃO PAULO, 29 Out (Reuters) - As contratações do crédito rural para a agricultura empresarial somaram 26,5 bilhões de reais nos meses de julho a setembro deste ano, informou nesta segunda-feira o Ministério da Agricultura, superando em quase 15 por cento o volume contratado no mesmo período de 2011.
O desembolso representa 23 por cento do total de 115,2 bilhões de reais programados para o ano safra 2012/2013.
Segundo o ministério, os empréstimos dentro do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), que estimula boas práticas agrícolas, foram de 600 milhões de reais no período, ou 18 por cento dos 3,4 bilhões autorizados ao programa nesta temporada.
O ministério afirmou em nota que a ampliação da demanda por crédito rural ocorre devido à "ampliação de recursos e a redução dos juros das linhas de crédito disponíveis..., além das melhorias nas condições de financiamento ao médio produtor rural".
Os produtores estão iniciando o cultivo da safra de verão no Brasil, e as expectativas são de produção recorde para a soja e manutenção de grande volume para o milho, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
(Por Gustavo Bonato)