20/02/2015 às 13h13min - Atualizada em 20/02/2015 às 13h13min

Desfile das Escolas de Samba agita São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa/Gabriele Pinho - Fotos: Gabriele Pinho/Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa/Gabriele Pinho - Fotos: Gabriele Pinho/Rafael Barbosa

O anual Desfile das Escolas de Samba de São Roque agitou o município na noite de terça-feira, dia 17. As escolas Corações Unidos de São João Novo, Mocidade Independente da Vila Aguiar, Leões Unidos da 119 e Unidos da Estação Santa Quitéria desfilaram pela avenida Bandeirantes para uma multidão de espectadores, que compareceram em peso ao evento.

O carnaval deste ano foi marcado por uma mudança estrutural profunda. Ao contrário dos outros anos, onde havia dois dias de desfiles, neste ano as quatro escolas se apresentaram no mesmo dia. O novo formato dividiu a opinião do público e enquanto alguns se queixaram que o evento iria se estender demais, outros acharam mais cômodo ver todas as escolas em um único dia. “Muitas pessoas não podem vir nos dois dias do evento”, afirmou a espectadora Nadia Marques Ferreira.

O desfile estava marcado inicialmente para as 20h, entretanto, São João Novo iniciou sua apresentação uma hora e meia depois. Aparentemente os ônibus disponibilizados pela Prefeitura que deveriam buscar os integrantes no bairro não apareceu,  fazendo com que os integrantes tivessem que se deslocar em vans, também disponibilizadas pela Prefeitura, até a cidade. “Era para nos buscarem em cinco ônibus, mas o que chegou foram quatro vans. Vamos ter um pouco mais de respeito pelo carnaval, porque este atraso prejudica as outras escolas”, afirmou o presidente da Corações momentos antes da escola entrar na avenida.

Com o tema, “Seres místicos e divinos na proteção da terra para um mundo melhor”, São João Novo realizou uma apresentação baseada no mundo mítico, com fantasias e carros alegóricos que retratavam seres fantásticos, como duendes, dríades e elfos. Com seu samba enredo, a escola apresentou uma mensagem ecológica, abordando as belezas naturais e a importância de cuidarmos de nosso planeta.

Em seguida, foi a vez da Mocidade Independente da Vila Aguiar entrar na avenida. No período que antecedeu o carnaval, a escola foi alvo de muitas polêmicas, por ser a única que não recebeu o subsídio da Prefeitura de São Roque, por conta do atraso na prestação de contas. Porém, por conta própria a escola entrou com força nas festividades, com o tema “Horror na Avenida”, onde abordou o medo do macabro e homenageou grandes personagens do cinema de horror, como Freddy Krueger. “Vencer uma competição é consequência. Nós viemos brincar de carnaval”, afirmou o presidente da escola, Marcos Aurélio Lincoln de Mendonça, em sua mensagem ao público.

A chuva castigava a Avenida Bandeirantes, porém nem mesmo isso foi suficiente para afastar a população, que se divertia com o evento e continuava aguardando a chegada das outras escolas.  “Nossa cidade sempre está de parabéns em todos os eventos. Antigamente reclamávamos da chuva, mas hoje, ela é maravilhosa também”, afirmou o industrial gráfico, Ricardo Graziano.

O desfile deu continuidade com a Leões Unidos da 119. Com o tema Brasil Poeira, a escola trouxe pra a avenida uma apresentação sobre as tradições de São Roque, em uma homenagem ao Sertanejo. Com alas que simbolizavam aspectos importantes da vida do interiorano, como a religiosidade e a música de raiz, a escola entrou em cena embalada por um enredo cuja letra abordava o orgulho de ser caipira.

Neste momento o desfile entrava madrugada adentro e coube a campeã do ano passado encerrar o carnaval de 2015. “No Reino da Alegria Santa Quitéria Volta a Ser Criança”, foi o tema escolhido pela Unidos da Estação Santa Quitéria, que levou para a avenida são-roquense um samba enredo baseado no universo infantil. Com suas alas e um próprio samba enredo remetendo a aspectos da vida das crianças, como brincadeiras e a própria inocência da juventude, os carnavalescos fizeram jus ao fato de serem uma das escolas mais aguardadas da noite, encerrando o Carnaval de São Roque com chave de ouro.

A qualidade de todas as escolas de samba surpreendeu a população pela beleza e criatividade de suas produções, realizando mais um belo desfile no município e convencendo muitas pessoas, mesmo as que não moram em São Roque, a voltarem em outras oportunidades. “Fiquei muito surpreso, por ser minha primeira vez no evento. Me surpreendi muito com a qualidade das escolas”, afirmou o engenheiro eletricista, Adilson Rodriges do Rosário, que como outras pessoas, afirmou que pretende voltar para o próximo carnaval.

Você pode conferir algumas fotos na Galeria de Fotos do site!

Leões Unidos da 119:

 

Estação Unidos da Santa Quitéria:

 

Corações Unidos de São João Novo:

 

Mocidade Independente da Vila Aguiar:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.