09/02/2024 às 15h54min - Atualizada em 09/02/2024 às 15h54min

Secretarias de Saúde intensificam ações preventivas de combate à Dengue

Atuais fatores climáticos proporcionam um ambiente favorável ao ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença

Fotos: Divulgação
Com a chegada do período de calor e chuvas frequentes, os municípios de São Roque, Araçariguama e Vargem Grande Paulista intensificam as ações de combate à Dengue, pois estes fatores climáticos proporcionam um ambiente favorável ao ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

São Roque
O Setor de Zoonoses de São Roque e seus agentes controladores de vetor informaram que estão ativos na cidade, trabalhando para eliminar focos do mosquito e conscientizar a população. "É importante ressaltar que esses profissionais estão devidamente uniformizados, com identificação visível, e utilizam veículos oficiais do Departamento de Saúde em suas atividades", pontuou a administração são-roquense.
Em caso de dúvidas ou para reportar possíveis focos do mosquito, a população pode entrar em contato com o serviço de Zoonoses pelos números 4784-8551 e 94497-8092, ambos disponíveis no WhatsApp, ou de forma online, via o protocolo digital no site da prefeitura, através do assunto "Dengue".

Araçariguama
Já a Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Saúde, alertou a população sobre a importância de manter quintais e terrenos limpos. “O acúmulo de lixo e entulho, acaba gerando focos de criação do mosquito Aedes Aegypt, responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya. Com atitudes simples e diárias e a colaboração de todos, podemos eliminar a proliferação do mosquito. Faça a sua parte! O cuidado com a saúde começa em casa”, declarou o governo.

Vargem Grande Paulista
As ações de combate à dengue, zica e chikungunya também foram intensificadas em Vargem Grande Paulista. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma intensa agenda de palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e fez bloqueios em bairros com possíveis focos do mosquito aedes aegypti.

Com o aumento dos casos de dengue em todo o país, as ações preventivas se tornaram ainda mais necessárias, segundo a enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Kelly Oliveira. Juntamente com a médica veterinária do setor de Zoonoses, Luana Marcico, e agentes comunitários, elas visitaram vários bairros com denúncias de focos do mosquito.

“Estamos visitando esses locais e verificando se são criadouros positivos ou não, e quando necessário fazemos o bloqueio da área. Mas é muito importante que a população faça a sua parte e mantenha a residência e o quintal limpo, sempre eliminando os criadouros do mosquito que é a água parada. Esta é uma doença que afeta todos nós e precisa do cuidado coletivo”, alertou a veterinária.

Os moradores de Vargem Grande Paulista também estão sendo orientados quando passam pelas UBS’s e durante as ações preventivas nos bairros, para observarem sintomas como febre entre 2 a 7 dias, dores e manchas no corpo, dores nas articulações, dores atrás dos olhos, entre outros.

“Estamos explicando aos munícipes os principais cuidados que devemos ter para evitar focos do mosquito e também orientando para que abusem do repelente e fiquem atentos aos sintomas. A dengue pode matar, então fica este alerta à população para que procure o Pronto Atendimento ao apresentar qualquer um desses sintomas”, destacou Kelly.

Para denunciar possíveis focos do mosquito na cidade, basta ligar para a Ouvidoria da Saúde pelo telefone: 4158-8800 – ramal 225.

Compromisso que transcende
É crucial destacar que a prevenção da dengue não é responsabilidade apenas dos órgãos de saúde, mas também da comunidade. A população desempenha um papel fundamental no combate à proliferação do Aedes aegypti, adotando cuidados básicos em suas residências e ambientes próximos.

Cuidados contra a Dengue

Eliminação de focos: Verifique e elimine possíveis criadouros de mosquitos, como recipientes com água parada.

Manutenção de caixas d'água: Mantenha-as sempre fechadas e devidamente vedadas.

Uso de repelentes: Utilize repelentes corporais para evitar picadas do mosquito.

Proteção nas janelas: Instale telas de proteção nas janelas para impedir a entrada do mosquito.

Descarte adequado de lixo: Evite acumular lixo em locais abertos e descarte corretamente.

Limpeza de calhas: Mantenha calhas limpas e desobstruídas para evitar acúmulo de água.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.