24/01/2024 às 13h40min - Atualizada em 24/01/2024 às 13h40min

Biblioteca de São Roque realiza festa no Dia do Quadrinho Nacional

No dia 30 de janeiro, o local passará a se chamar “Gibiteca Álvaro de Moya” em homenagem a um dos maiores especialistas de histórias em quadrinhos do mundo

Fotos: Divulgação
A partir de 30 de janeiro, quando se comemora o Dia do Quadrinho Nacional, a Gibiteca da Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel, de São Roque, passa a se chamar “Gibiteca Álvaro de Moya” em homenagem a um dos maiores especialistas de histórias em quadrinhos do mundo, o jornalista Álvaro de Moya. E será nesse dia também, a partir das 19 horas, a apresentação oficial do Clube de Quadrinhos da Gibiteca, que irá organizar encontros para difundir o interesse pelos quadrinhos entre os estudantes da Cidade de São Roque.

Funcionando desde junho de 2023, a Gibiteca é conduzida e organizada por Jorge Luís Octávio, integrante da equipe da Biblioteca liderada por José Carlos Baroni. Com a colaboração do jornalista Francisco Ucha e do professor José Renato, Jorge recebeu o apoio que faltava para criar a base de um antigo sonho – o Clube de Quadrinhos da Gibiteca –, cujo intuito é o de organizar eventos educativos e culturais a partir do interesse que essa arte pode despertar na juventude.

Sobre Álvaro de Moya
Nascido em São Paulo em 19 de julho de 1930, Álvaro de Moya foi desenhista de quadrinhos, ilustrador, correspondente da Folha da Tarde nos Estados Unidos; participou da fundação da TV Tupi; foi Diretor da TV Excelsior e estabeleceu as diretrizes que modernizaram a televisão no Brasil.

Revolucionário, ele foi um dos idealizadores da primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos do mundo, realizada na Capital paulista em 1951, quando essa arte ainda era vista com preconceito. Seu pioneirismo sem precedentes o levou a escrever, editar e organizador Shazam!, o primeiro livro teórico sobre quadrinhos escrito no Brasil e ainda hoje publicado na Coleção Debates da Editora Perspectiva.



SERVIÇO
Celebração da Gibiteca Álvaro de Moya
Música, comidinhas, exposição de gibis raros e conversa com o jornalista Francisco Ucha.
Dia 30 de janeiro, a partir das 19 horas
Na Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel
Av. Aracaí 250, Centro – São Roque

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.