19/01/2024 às 16h12min - Atualizada em 19/01/2024 às 16h12min

Telemedicina chega a São Roque para consultas de neurologia e cardiologia

Iniciativa já ocorre em 5 UBSs da cidade

Fotos: Divulgação
São Roque iniciou nesta semana a realização de consultas médicas via telemedicina, uma iniciativa inédita na rede municipal de saúde que, segundo a Prefeitura, deve proporcionar maior acessibilidade e eficiência no atendimento à população.

A tecnologia está disponível neste momento para consultas nas especialidades de neurologia e cardiologia, permitindo que o atendimento ao paciente ocorra por meio de chamadas em vídeo, contando sempre com o acompanhamento de um profissional de saúde da rede municipal. Inicialmente, o serviço está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São João Novo, Guaçu e Maylasky para consultas de cardiologia, enquanto as UBSs Villagio Emília e Taboão serão destinadas às consultas de neurologia.

O agendamento das consultas continua sendo realizado pela rede municipal, onde os médicos das Unidades de Saúde da Família encaminham os pacientes após avaliação prévia. Uma vez encaminhados para as unidades de consulta, os pacientes utilizarão uma cabine especialmente preparada para o atendimento ou um consultório adaptado para receber a tecnologia, onde passarão por uma consulta normal, interagindo tanto com o médico através da videochamada, como com o profissional de saúde que acompanhará o atendimento.

Utilizando tecnologia integrada, o médico que estará realizando o atendimento on-line terá acesso a exames e histórico médico do paciente e também poderá prescrever receitas e solicitar novos procedimentos.

“A implantação da telemedicina é mais uma ação do programa Mais Saúde Para Todos e representa uma verdadeira revolução no atendimento a pacientes de São Roque, permitindo que aqueles que antes tinham que se deslocar para outras cidades para realizar consultas de especialidades recebam atendimento na cidade. Além disso, o novo serviço traz mais eficiência no atendimento, com a previsão de que a demanda de consultas neurológicas e cardiológicas sejam brevemente eliminadas”, explicou a administração são-roquense.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.