13/12/2023 às 14h49min - Atualizada em 13/12/2023 às 14h49min
Comércio espera melhor Natal dos últimos nove anos
Pesquisa aponta crescimento de 5,6% no volume de vendas, o maior registrado desde 2013
Assessoria de imprensa
assessoria imprensa
O mês de dezembro chega com uma boa notícia para os comerciantes. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), neste ano, as vendas do setor devem crescer 5,6%, o maior aumento registrado desde 2013.
Queda da inflação, melhora nas oportunidades de emprego, corte da taxa básica de juros e alívio no endividamento das famílias explicam o otimismo. Outros incentivos financeiros, como 13° salário e abonos, também ajudam a estimular a economia.
Célio Júnior, gerente da Papelaria e Livraria Pedagógica, de Sorocaba, comenta que, neste ano, a procura pelos itens de decoração e presentes já começou em novembro. “Em 2022, a data coincidiu com a Copa do Mundo e, agora, já é possível perceber os consumidores mais focados em investir nas decorações natalinas e nos presentes. Nossa expectativa é atingirmos a marca de 20% de aumento no faturamento deste período”.
Neste ano, os consumidores pretendem comprar até quatro presentes de Natal, com ticket médio de até R$ 138, de acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Com isso, a estimativa é de movimentar aproximadamente R$ 74,6 bilhões em vendas na economia.
Para atender a demanda, os lojistas estão reforçando o número de colaboradores. “Aqui, nós aumentamos a equipe contratando mais 20 pessoas. Além disso, preparamos nosso estoque e estendemos o horário de funcionamento, com a loja aberta até às 21 horas”, afirma o gerente.
Buscando atender todos os perfis de público, os lojistas apostam em produtos diversificados e dos mais variados preços. Tudo é válido para surpreender o presenteado, desde a embalagem do presente, passando pelo cartão até o conteúdo em si.
O gerente da papelaria e livraria destaca algumas dicas para quem quer surpreender e oferecer algo personalizado:
Montar uma cesta ou uma caixa: Você pode escolher itens que lembrem a pessoa e que podem ser úteis. A própria caixa pode ser um objeto de decoração e os itens escolhidos podem ser temáticos;
Papelaria: Para quem gosta de itens de papelaria, existem diversas opções de canetas, cadernos, planers e outros itens do nicho conhecido como ‘Papelaria fofa’, que deixam a experiência ainda mais divertida. E, para alcançar o valor combinado da brincadeira, a opção ainda rende mais de um presente;
Personalizar: Para aqueles que querem entregar algo mais pessoal, existe a opção de comprar canecas, copos e até canetas e personalizar com o nome do familiar ou colega, o que deixa o presente ainda mais especial