11/02/2015 às 15h40min - Atualizada em 11/02/2015 às 15h40min

Projeto de restauro da Estação Ferroviária é apresentado ao prefeito Binho Merguizo

Escritório de arquitetura recebeu prêmio de R$ 400 mil do Condephaat ao vencer concurso para realizar intervenções na Estação Ferroviária de Mairinque

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Helena Ayoub Silva arquiteta e autora do projeto de restauração da Estação Ferroviária de Mairinque, esteve na tarde desta terça-feira, dia 10, na Prefeitura para apresentar ao prefeito Binho Merguizo sua proposta de intervenção no mais importante patrimônio histórico do município.

O projeto de restauro da estação, elaborado pela empresa paulista Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados, da Capital, foi o vencedor do concurso realizado pelo Governo do Estado e rendeu um prêmio de R$ 400 mil ao escritório de arquitetura.

Além da arquiteta Helena Ayoub Silva, participaram da apresentação do projeto no Gabinete, Paulo Sérgio Del Negro e Lara Melo Souza, arquitetos da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), o braço técnico e executivo do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Também estiveram na apresentação o secretário municipal de Governo, José Francisco Zumckeller, a chefe de Divisão de Manutenção do Patrimônio Histórico e Cultural de Mairinque, Celeide Ramos Silva Lorieri e o secretário municipal de Obras, Claudinei Rosa. Helena Ayoub esteve acompanhada, também, dos arquitetos Eduardo Gurian e Cesar Shundi.

Tanto o Condephaat como Helena Ayoub desconhecem o total de recursos financeiros necessário para a execução da empreitada. As intervenções incluem a recuperação de atributos ambientais e paisagísticos, novos pisos, vidraçaria, instalações hidráulicas e elétricas e equipamentos de acessibilidade.

Os arquitetos sugerem uma ampliação das escadarias de acesso à estação e, ainda, uma separação transparente entre os túneis de pedestre e de veículos. Está previsto, também, entre outras inovações, dois belvederes estratégicos, como mirantes ou terraços, que  possam descortinar todo o panorama do monumento revitalizado.

“O monumento terá acessos amplos e generosos que possibilitem ao visitante, mesmo os que chegam de carro à cidade, uma vista privilegiada da estação e de todo seu entorno. É importante que a visibilidade seja ampliada tanto para quem chegue pela Vila Sorocaba como para quem se situe na parte superior da cidade”, adiantou Helena Ayoub.

 

Interação e cultura

Binho Merguizo elogiou o caráter “arrojado e interativo” do projeto. Nascido em Mairinque, o prefeito lembrou da sua condição de filho e neto de ferroviários para reiterar seu interesse na preservação desse monumento estilo “Art-Nouveau” construído pelo arquiteto Victor Dubugras,  a primeira construção de concreto armado no País.

“É importante que as novas gerações conheçam a importância histórica desse monumento. Isso só será possível com a interação, isto é, com a inclusão dos jovens dentro do espaço histórico, que é o que propõe esse projeto que nos foi oferecido pelos arquitetos”, avalia o prefeito.

Em outras palavras, Binho explica que a estação ferroviária precisa ganhar o status de referência e reflexo da identidade de nossa cidade. “Quando prefeitura e Condephaat se empenham na valorização desse patrimônio, o que queremos é preservar as marcas culturais do município, mapear as etapas, os avanços e as crises que marcaram o desenvolvimento da comunidade até os dias de hoje”, reiterou o prefeito.

Prefeitura e representantes do UPPH começaram a desenvolver as primeiras estratégias para a captação de recursos a serem investidos na execução do projeto. A arquiteta Lara Melo Souza adiantou que dará apoio na intermediação junto ao Governo do Estado na busca de verbas para a viabilização das obras. O chefe do Executivo já iniciou contatos com parlamentes e entidades ligadas ao Governo Federal.

Binho Merguizo, por sua vez, disse que uma das primeiras providências a serem tomadas, pela Prefeitura, será a apresentação do empreendimento à concessionária América Latina Logística (AAL). “Afinal, a Prefeitura detém a posse da estação e a AAL tem a concessão de outras áreas do entorno ferroviário. Acredito que podemos estabelecer uma importante parceria para a execução do projeto”, disse.

A Estação

Primeira obra em concreto do Brasil, a Estação Ferroviária de Mairinque é patrimônio histórico tombado pelo Condephaat. Inaugurada no ano de 1906, foi construída em estilo “Art-Nouveau” pelo arquiteto Victor Dubugras. Tinha na época a função principal de ser o centro operacional da então Sorocabana  Railway, que posteriormente viria a chamar-se Estrada de Ferro Sorocabana, pertencendo ao Governo do Estado de São Paulo. Desativada como estação ferroviária e já pertencendo ao município, o local atualmente funciona como importante centro cultural e espaço para realização de cursos ligados à arte. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.