29/08/2023 às 14h27min - Atualizada em 29/08/2023 às 14h27min

Vereador cobra melhorias no sistema de atendimento via telemedicina da Santa Casa

Alexandre Pierroni explica que é a favor do sistema de atendimento online, desde que ele seja eficaz e que ajude a população que depende do SUS

Foto: Divulgação
O Vereador Alexandre Pierroni está cobrando melhorias no sistema de atendimento da Santa Casa de São Roque. Na semana passada, o Parlamentar recebeu reclamações de um munícipe sobre a falta de estrutura para a realização dos serviços de telemedicina no Pronto Atendimento do hospital.

Alexandre Pierroni explica que a telemedicina foi implantada pela Santa Casa em junho deste ano.  Conforme noticiado pela mídia local na época, esse seria um sistema que revolucionaria a prestação de serviços de saúde, mas infelizmente não foi o que aconteceu, pois, um munícipe disse que precisou passar pelo Pronto Atendimento da Santa Casa e havia uma secretária para atender 50 pessoas, sendo que 20 aguardavam para passarem pela triagem antes dele. Após uma hora de espera, foi direcionado a um atendimento on-line. Após essa consulta virtual, o morador voltou e foi examinado pela secretária do plantonista, porém a mesma não receitou nenhuma medicação. Conclusão, a pessoa que está passando mal, encaminha-se à Santa Casa, demora até para fazer a triagem, que é um procedimento importantíssimo para classificar a urgência de atendimento. Depois de uma longa espera é atendida de maneira online, nenhum exame é efetuado. Só depois a secretária do plantonista que examina o paciente, que sai da Santa Casa como entrou, com os mesmos sintomas e nenhuma orientação plausível de como proceder a um tratamento. Passados dois dias e sem melhora, o paciente retornou ao Pronto Atendimento da Santa Casa e exigiu passar pelo atendimento presencial e foi diagnosticado com Covid. Essa pessoa, profissional da educação, podia ter transmitido o vírus para as crianças sem saber, já que não foi atendida a contento da primeira vez”, lamenta.
 
O Parlamentar é a favor do sistema de atendimento online, desde que ele seja eficaz e que ajude a população que depende do SUS (Sistema Único de Saúde). “Vários especialistas adotaram esse modelo das consultas médicas serem remotas, porém a nossa Santa Casa não está preparada para isso, uma vez que uma secretária sem formação na área realizou os exames no paciente. De acordo com o que traz a Professora Dra. Ana Estela Haddad, a telemedicina e telessaúde podem ser definidas como a “oferta de serviços de atenção à saúde, nas situações em que a distância é um fator crítico, por profissionais de saúde, utilizando tecnologias de informação e comunicação para a troca de informações necessárias para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, para pesquisas e avaliação e para a educação continuada dos provedores e profissionais de saúde, com o objetivo maior de promover a melhoria da saúde dos indivíduos e das comunidades. Ao comparar o caso concreto ocorrido na Santa Casa com a definição de telessaúde, nota-se a incongruência do uso da tecnologia em prol da saúde, haja vista o resultado obtido pelo munícipe em seu relato”, informa.

O Vereador Alexandre Pierroni encaminhou o Ofício nº 1995/2023, endereçado ao Diretor do hospital, solicitando melhorias no acesso à telemedicina a fim de que casos como esse não se repitam.

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