09/02/2015 às 16h29min - Atualizada em 09/02/2015 às 16h29min

Prefeito e vereadores de Mairinque debatem com SaneAqua ações para minimizar crise de abastecimento

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Temas relacionados ao abastecimento de água no município como o monitoramento dos níveis dos nossos mananciais, adoção de planos de contingenciamento de água, construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além da reforma e ampliação da rede de água, foram debatidos na tarde da última quarta-feira, dia 4, no gabinete do prefeito Binho Merguizo, de Mairinque.

Convocada pelo chefe do Executivo municipal a reunião teve a participação de vereadores da base aliada da Administração, secretários de governo e diretores da SaneAqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário de Mairinque. “Agora é o momento de somarmos todos os esforços para que a cidade atravesse essa crise de abastecimento com o mínimo de sacrifício da população”, disse Binho Merguizo.

Nesse encontro, Binho lembrou que desde 1989 tramita na comarca de Mairinque uma Ação Civil Pública (ACP) que obriga o município a construir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). “Afinal – lembrou o prefeito - Mairinque despeja a maior parte de seu esgoto ‘in-natura’ no Córrego Varjão, que faz parte da bacia do Rio Sorocaba, que é afluente do Rio Tietê”.

Rosemeire Pagni, diretora de Operações da SaneAqua, concessionária dos serviços públicos de água e esgoto no município, que terá a incumbência de instalar a ETE, colocou que já existe um estudo que define as etapas de tratamento primário (para sólidos) e secundário (matéria orgânica) do esgoto do município. Segundo ela, a futura estação terá capacidade de tratar 100 litros de esgoto por segundo.

Enquanto isso, conforme explicou a diretora, a SaneAqua continua seu trabalho de conscientização por meio de carros de som e notificações na conta de água para a alertar sobre a importância da economia de água. SaneAqua e Prefeitura não descartam a possibilidade de consultar o Poder Legislativo Municipal sobre a necessidade de aplicar multas no cidadão que desperdiçar água.

Os vereadores do bloco de apoio ao prefeito cobraram ações que chamaram de “prioridades” na área de abastecimento como, por exemplo, a correção de problemas nos bairros Reneville, Jardim Vitória, Recanto dos Eucaliptos e em outros bairros mais distantes.

José Francisco Zumckeller, Secretário Municipal de Governo adiantou que já está em fase de conclusão o cadastramento dos moradores do Loteamento do Neno, no Bairro de Dona Catarina, para a implantação da rede da água. A obra deve beneficiar cerca de setenta famílias e deve ser entendida a outros loteamentos.

O secretário de Obras, Claudinei Rosa, fez questão de destacar a importância do poço artesiano do Horto Florestal Antônio Anselmo que solucionou o problema de abastecimento nos bairros, Granada, Barreto e Monjolinho. “Ativar esse poço foi uma medida providencial desta administração. Nesta crise hídrica, a utilização de poços artesianos cada vez mais se mostra como a melhor alternativa para compensar o baixo nível dos nossos mananciais”, disse o secretário.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.