17/07/2023 às 11h08min - Atualizada em 17/07/2023 às 11h08min

Saneaqua reforça a importância dos serviços de saneamento no Dia de Proteção às Florestas

Como lar de inúmeras espécies de animais e plantas, as florestas contribuem de forma significativa para a qualidade da vida humana

Foto: Freepik
Nesta segunda-feira, 17 de julho, é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, data criada para lembrar que a preservação das matas é um compromisso de todos. Como lar de inúmeras espécies de animais e plantas, as florestas contribuem de forma significativa para a qualidade da vida humana.
 
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque alerta que a prestação dos serviços de esgotamento sanitário está diretamente ligada à preservação dos recursos naturais, proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade.
 
“Com os serviços de coleta e tratamento do esgoto, toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos, nascentes e mares são protegidas e até mesmo reestabelecidas”, ressalta Artur Pereira Sanches, responsável pela área operacional na Saneaqua.
 
Em Mairinque, o indicador de coleta de esgoto já atinge 77% e o índice de tratamento de esgoto já avançou desde o início de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória de 0% para os atuais 35%.

Contudo, apenas a retirada do esgoto bruto dos cursos d´água não garante a despoluição. A preservação das florestas e dos mananciais é um trabalho coletivo, que envolve toda a sociedade.

Saiba como ajudar:

·     Consuma produtos de origem vegetal com certificado e prefira adquirir artigos com matérias primas de reflorestamentos;

  • Não dê início a queimadas;
  • Não descarte lixo em locais inadequados, principalmente “bitucas” de cigarro;
  • Pratique a reciclagem e o reaproveitamento dos produtos descartados;
  • Plante árvores.
 
“Sendo assim, pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do meio ambiente, das florestas e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico da cidade”, alerta Sanches.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.