30/06/2023 às 11h42min - Atualizada em 30/06/2023 às 11h42min

Saneaqua faz alerta sobre o impacto da poluição plástica no saneamento

O foco é promover a reflexão da população, empresas e órgãos públicos para a redução do consumo de plástico e conscientizar as pessoas com iniciativas de descarte correto do material em prol do meio ambiente

Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik
O mês de junho é dedicado ao meio ambiente, e tem como objetivo alertar as pessoas sobre a necessidade de preservação e uso responsável dos recursos naturais.

Neste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU), lançou um relatório que apresenta como tema um alerta global sobre soluções para a poluição plástica. O foco é promover a reflexão da população, empresas e órgãos públicos para a redução do consumo de plástico e conscientizar as pessoas com iniciativas de descarte correto do material em prol do meio ambiente.

Segundo a ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo e menos de 10% são reciclados. Um dos grandes problemas disso é que parte de todo esse plástico vai parar nos rios e mares, contaminando os recursos hídricos e prejudicando a vida marinha.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, alerta para o impacto que a poluição plástica causa no saneamento e sugere uma reflexão sobre as atitudes individuais em ações de preservação do meio ambiente para a qualidade de vida e bem-estar de cada morador da cidade.

No município, a concessionária desenvolve um intenso trabalho de revitalização e preservação dos rios e córregos da cidade, com uma série de ações que impactam na melhoria de suas águas e contribuem com a preservação ambiental.

O índice de coleta de esgoto da cidade atinge 77% e o indicador de tratamento de esgoto já avançou desde o início de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de 0% para os atuais 35%, um importante benefício ambiental para a cidade, pois acolhe afluentes do Ribeirão Varjão, que deságuam no Rio Sorocaba.

Além disso, a Saneaqua mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes de esgoto da cidade. Neste ano já foram limpos preventivamente 2,15 quilômetros de tubulações e, apesar do foco da empresa no trabalho preventivo, no mesmo período foram prestados 137 atendimentos motivados por ocorrências de entupimentos de rede e ramais de esgoto.

Como um dos resíduos mais encontrados no decorrer da limpeza, o plástico gera impactos negativos para o processo de tratamento do esgoto e pode provocar obstruções das tubulações nas ruas da cidade ou até mesmo eventuais retornos dos efluentes nas áreas internas de imóveis.

“É extremamente necessário e urgente que a população se conscientize e pratique ações de engajamento em prol do descarte consciente de plástico e resíduos. Atitudes como o despejo de lixo em vias públicas e nos cursos d’água que cortam a cidade, uso irregular das ligações e redes de esgoto e o descarte inadequado de resíduos podem causar muitos transtornos e danos ambientais”, alerta Mariana Gouveia, responsável pela área operacional da Saneaqua.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.