21/06/2023 às 11h10min - Atualizada em 21/06/2023 às 11h10min

Itu e Salto sediarão neste final de semana a 1ª Mostra de Modelismo Ferroviário

Evento acontecerá das 9h30 às 17h30, na Estação Ferroviária de Itu e Salto, e terá entrada franca

Assessoria de imprensa fotos divulgação
A 1ª Mostra de Modelismo Ferroviário de Itu e Salto acontecerá em 24 e 25 de junho, das 9h30 às 17h30, na Estação Ferroviária, terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região.         O evento é organizado pela empresa Trem Republicado e tem o apoio da Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.
 
De acordo com Adonai Filho, diretor da Trem Republicano, já estava na hora de a população da região de Itu e Salto receber um evento como este. “Nossa região reúne muitos praticantes de modelismo ferroviário, e decidimos que era o momento de realizar esta mostra”, afirma.
 
Além da exposição de dioramas, maquetes e modelos ferroviários em miniatura, haverá visita à oficina de vagões e passeios de trem durante todo o dia, de Itu a Salto, com valor promocional de R$ 35,00, bem como lojas para a venda de material ligados ao hobby e praça de alimentação. “O ferromodelismo, ou modelismo ferroviário, é a porta de entrada a um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferromodelismo são uma ótima desculpa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos”, diz Adonai.
 
O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.
 
“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.
 
Serviço
1ª Mostra de Modelismo Ferroviário de Itu e Salto
Data: 24 e 25 de junho
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Estação Ferroviária de Itu e Salto
Informações: (11) 4013-1319 / www.tremrepublicano.com.br

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.