07/06/2023 às 08h39min - Atualizada em 07/06/2023 às 08h39min

Cresce o número de vegetarianos no Brasil e adeptos podem chegar a 40 milhões em 2023

Especialistas indicam a importância de alimentação acompanhada por nutricionista e suplementação alimentar

Assessoria de imprensa

Segundo a pesquisa feita pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em 2018, no Brasil, quase 30 milhões de pessoas se declaravam vegetarianas, representando 14% da população nacional. Já para 2023, a expectativa de adeptos para esse estilo alimentar pode ultrapassar os 40 milhões, um aumento de quase 20% da população nacional. No caso dos veganos, estima-se que existam dez milhões de brasileiros aderindo a essa prática.

 

De acordo com a nutricionista clínica Lucila Santinon, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para a alimentação vegetariana/vegana. "O nutricionista é essencial para alinhar estratégias, verificar carências nutricionais e, principalmente dentro do público vegano/vegetariano, traçar possibilidades dentro de ambas as filosofias, conciliando alimentação e suplementação para atingir níveis nutricionais adequados", destaca a profissional, que faz parte do time de nutricionistas da Vitafor, empresa especializada em suplementos alimentares.

 

A Academia de Nutrição e Dietética Americana (Academy Of Nutrition and Dietetics), considerada a maior entidade representante dos nutricionistas em nível mundial, também enfatiza que a alimentação vegetariana/vegana é apropriada para todos os períodos da vida, desde gestantes, crianças até atletas. Em 2015, a associação emitiu documentos oficiais em apoio a dietas vegetarianas bem planejadas, destacando as vantagens na prevenção de condições crônicas de saúde.

 

“Embora exista algum risco de deficiências de nutrientes em uma dieta vegetariana em comparação com dietas não vegetarianas, há enormes vantagens na prevenção de condições crônicas de saúde ao aderir a um padrão alimentar vegetariano. (…) Os vegetarianos têm um menor risco da maioria das principais causas de mortalidade, incluindo doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.”, afirma um dos documentos.

 

 

Importância da suplementação para dietas mais saudáveis

 

Para garantir uma alimentação saudável, é importante considerar a suplementação alimentar. "Nem todos os nutrientes necessários serão supridos apenas com alimentação, especialmente no caso do público vegano/vegetariano. No entanto, a suplementação torna isso possível e prático", ressalta Santinon.

 

A Vitafor, empresa instalada em Araçoiaba da Serra (SP), desenvolveu produtos focados exatamente nas necessidades desse público. É o caso de um ômega 3 vegano extraído de microalgas, uma fonte pura do nutriente e 100% vegetal.

 

"Os suplementos alimentares são o suporte para uma vida mais saudável, recuperação, manutenção ou, até mesmo, atuar de forma preventiva na saúde e para quem segue a dieta, a origem dos suplementos precisa ser vegana também", explica Lucila.

           

 

17ª edição da NaturalTech

 

Outros produtos focados nesse público serão lançados pela Vitafor na NaturalTech, a maior feira de produtos naturais de toda a América Latina e referência em negócios do segmento. O evento acontece nos dias 14 a 17 de junho, em São Paulo, reunindo marca de produtos naturais, integrais, probióticos, fitoterápicos, tratamentos complementares, nutrição esportiva e estética.

 

A empresa terá um stand de degustação com diversos suplementos, possibilidade de degustação, além do Vitacast, podcast da marca que contará com participações ao vivo durante o evento. Os temas principais do programa serão suplementação e saúde, com entrevistas que ouvirão a opinião de celebridades e influenciadores sobre alimentação e vida saudável.

 

No dia 14 de junho, a atriz Renata Domingues estará presente, para falar sobre “As fases da mulher 40+”. No dia 15 de junho, o lutador de MMA, Lucas Mineiro, estará ao lado do influenciador, Alessandro Gonçalves, abordando o tema sobre “Colostro e imunidade: Inovação no mundo da suplementação”.

 

Ainda no dia 15 de junho, a apresentadora Ana Hickmann falará sobre “Mulheres modernas: Como manter a imunidade nos dias corridos”. Enquanto no dia 16 de junho, a influenciadora Silvia Masumoto comentará sobre a importância da “Saúde no 60+” e a comunicadora Naty Gracyano cobrirá as redes sociais, com entrevistas, de uma forma dinâmica.

 

Já no último dia de evento, 17 de junho, o atleta e treinador de corrida, Marcelo Avelar, encerrará a programação falando sobre “A caminho da primeira maratona”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.