15/05/2023 às 17h14min - Atualizada em 16/05/2023 às 00h00min

FestMAO celebra o potencial econômico da criatividade

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Quando a roda de conversa “Música, Jornalismo e Tecnologia: perspectivas” abrir a segunda edição do FestMAO (Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto), nesta terça-feira (16), no auditório do Sesc, terá início uma grande movimentação da economia criativa dentro do setor cultural da cidade.

Definida como atividade focada no potencial individual ou coletivo para criação de produtos ou serviços a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual, a economia criativa movimenta um importante recorte da cena econômica local, regional, nacional e mundial, nas diferentes etapas de sua realização.

Desde o início da formatação do evento, em outubro de 2022, o FestMAO gerou trabalho e renda para 142 pessoas, que contribuíram com a construção do festival em diferentes funções, como produção, curadoria, comunicação, administração, equipe técnica, serviços gerais e artísticos (artistas e convidados). “Além disso, o festival também impacta a economia local indiretamente por meio de diversos prestadores de serviços nas áreas de transporte, hotelaria, alimentação, montagem, limpeza e segurança, entre outros, num total de 200 pessoas envolvidas nessa cadeia”, esclarece Carol Capacle, produtora executiva e uma das idealizadoras do evento, ressaltando que, desse total, 60% são mulheres.

Além da programação de atividades culturais, duas feiras montadas no Armazém da Baixada (rua Duque de Caxias, 141) - um dos espaços onde acontece o festival - implementam a força da economia criativa do setor cultural. Na Feira do Coletivo, 35 expositores oferecerão produtos de 18 marcas autorais nos segmentos de moda, arte, decoração e utensílios para a casa, bem-estar e beleza, gastronomia e infantil (roupas, acessórios e brinquedos). E ainda, leitura de tarô, flash tatoo e pequena praça de alimentação com opções veganas e vegetarianas.

Esta será a 26ª edição da Feira do Coletivo, que é realizada há cinco anos em Ribeirão Preto. “O foco principal da feira é a economia criativa e o fomento de pequenas marcas. Celebramos a criatividade, a coletividade e o empreendedorismo, fortalecendo e mantendo conexão real entre empreendedores criativos e consumidores, apoiando e gerando novos fluxos à economia local”, esclarece Bruna Lapenta, criadora e gestora da feira.

Frederico Batista, organizador da Feira do Vinil, tem a mesma postura. “Essa feira resgatou o prazer de ouvir música com alma. A mídia física como o disco de vinil possui um apelo emocional, desde a grafia das capas, os selos, encartes e história que conta. É uma experiência incrível e nossa expectativa com o FestMAO é excelente”, conta Frederico.

A Feira do Vinil reunirá oito expositores e mais de quatro mil discos para o garimpo do público, com bolachões de jazz, blues, rock, MPB, reggae, música clássica, etc. Em oito anos de realização, a Feira do Vinil soma quase 30 edições.

Conversa expandida

Foto de Jorge Bispo           Foto de Coop Audiovisual      

No dia 19 (sexta), economia criativa é o assunto da roda de conversa que será realizada em formato on-line, às 10h, dentro da Mostra Redes e Encontros, do FestMAO, com participação de Alê Youssef e Ana Carla Fonseca, e mediação de Adriana Scannavez. A partir do tema “Economia Criativa: tendências, desafios e oportunidades”, o encontro com os especialistas convida o público a um debate interativo acerca de questões centrais desta temática.

A economista e administradora pública Ana Carla Fonseca ressalta a importância de um movimento de maior informação sobre o conceito e a importância da economia criativa. “O eixo central da economia criativa são os setores econômicos que somente são possíveis de funcionar e gerar renda a partir da criatividade humana. A cultura é um desses setores. Uma área que beneficia a economia e vice-versa”, comenta Ana Carla, que é consultora e conferencista para a Organização das Nações Unidas (ONU) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e também diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa, cultura, cidades e desenvolvimento territorial.

Na percepção de Ana Carla, cada país precisa desenvolver estratégias próprias para o fomento da economia criativa. “Ainda é comum a confusão entre economia criativa e economia solidária e outros conceitos, ou a visão errônea de que economia criativa é dependente de leis de financiamento. No Brasil e no mundo, faltam maturidade e profundidade de discussão para que propostas de economia criativa sejam tratadas de maneira mais séria”, enfatiza a economista.

Diferencial no mundo globalizado
De acordo com Ana Carla Fonseca, o uso da criatividade incorporada à geração de produtos e serviços configura a economia criativa de modo geral e sua importância numa sociedade cada vez mais em contato mútuo e onde produtos e serviços são cada vez mais padronizáveis, com menor ciclo de durabilidade e mais parecidos. “Nesse contexto, o que faz a diferença como capacidade de inovação produtiva é a criatividade. Mas, para que a importância disso seja concretizada é preciso reunir três valores: o agregado, o compartilhado e o percebido”, aponta a economista, que abordará esse e outros pontos no debate do FestMAO.

Junto com ela, também participa da roda de conversa “Economia Criativa: tendências, desafios e oportunidades” o gestor cultural Alê Youssef, ex-secretário de Cultura da cidade de São Paulo e diretor cultural do Complexo Cidade Matarazzo, também na capital. Formado em Direito e mestre em Filosofia Política, Youssef é fundador dos espaços culturais Casa do Baixo Augusta e Rivalzinho. Ativista político e ex-coordenador de Juventude de São Paulo, Alê Youssef é autor dos livros “Novo Poder: democracia e tecnologia” e “Baixo Augusta: a cidade é nossa”.

Sobre o FestMAO
O FestMAO tem como propósito celebrar a diversidade da música brasileira. Em 2021, aconteceu a primeira edição do festival, de forma totalmente on-line, promovendo uma experiência inovadora e de alta qualidade. A organização do evento busca promover o diálogo entre diferentes formas de expressão artística e valorizar a produção da música autoral. Para esta 2ª edição, o compromisso é valorizar o artista local e ao mesmo tempo expandir fronteiras culturais.

Para saber mais sobre o FestMAO:
Instagram: https://www.instagram.com/fest.mao/
Facebook: https://www.facebook.com/fest.mao
YouTube: https://www.youtube.com/@PalcoFestMAO
Site: https://festmao.com.br/

SERVIÇO: PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTMAO

DATA: 16 de maio (terça-feira)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Roda de conversa “Música, Jornalismo e Tecnologia: perspectivas” | com jornalistas Roberta Martinelli e Fabiane Pereira | Mediação Vandreza Freiria
HORÁRIO e LOCAL: 19h30 | AUDITÓRIO - SESC
Entrada gratuita - Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.
OBS> Além de ser uma atividade presencial, a Roda de conversa será transmitida simultaneamente pelo link:
https://www.youtube.com/live/6YUEw1wFGZ0?feature=share

DATA: 17 de maio (quarta-feira)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Bate-papo “Nos bastidores do FestMAO: conversa com os produtores sobre os desafios da produção de um festival” | com Allê Trajan, Carol Capacle e Fernanda Moura
HORÁRIO e LOCAL: 14h | BIBLIOTECA - SESC
Entrada gratuita - Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Roda de conversa “A arte de administrar sua carreira musical: experiências e desafios da autogestão artística” | com Fernanda Marx e Fred Sunwalk | Mediação Vandreza Freiria
HORÁRIO e LOCAL: 17h | On-line – link no Canal do Palco FestMao (www.youtube.com/@PalcoFestMAO). Participação com acesso gratuito.
Obs.: Link com acesso para a Roda de conversa: https://www.youtube.com/live/jWPm11XznIw?feature=share

Foto de Cristna Rodrigues

EVENTO: Mostra Gerações - Show com acordeonista Gilda Montans
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Teatro do Sesi (Rua João Ignacchitti, 20-364 - Jardim Castelo Branco).
Entrada gratuita - Retirada de ingressos antecipada.
Mais informações no link: SESI - Cultura - Gilda Montans (sesisp.org.br).

DATA: 18 de maio (quinta-feira)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Oficina “Ritmos afro-cubanos e afro-indígenas na percussão” | com Matheus “Profeta” Marques
HORÁRIO e LOCAL: 15h às 18h | ESPAÇO OFICINA 1 - SESC
Participação gratuita - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Foto de Jose de Holanda

EVENTO: Mostra Gerações - Show com cantora e compositora Verônica Ferriani
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Teatro do Sesi (Rua João Ignacchitti, 20-364 - Jardim Castelo Branco)
Entrada gratuita - Retirada de ingressos antecipada.
Mais informações no link: SESI - Cultura - Verônica Ferriani (sesisp.org.br)

DATA: 19 de maio (sexta-feira)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Roda de conversa “Economia Criativa: tendências, desafios e oportunidades” | com Alê Youssef e Ana Carla Fonseca | Mediação Adriana Scannavez
HORÁRIO e LOCAL: 10h | on-line | link no Canal do Palco FestMao (www.youtube.com/@PalcoFestMAO)
Participação com acesso gratuito.
Obs.: Link com acesso para a Roda de conversa: https://www.youtube.com/live/-AzxFWOnNjA?feature=share

EVENTO: Mostra Integração - Palco Livre  
HORÁRIO e LOCAL: 18h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre com participação gratuita. Não é preciso fazer inscrição, nem retirar ingressos com antecedência.  

EVENTO: Mostra Integração - Apresentação “Dona Georgina - Feitiços da Rua” | com Coletiva Sarau DisseMinas
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre. Não é preciso retirar ingressos com antecedência.

DATA: 20 de maio (sábado)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Vivência “Hip-hop: cultura em movimento e vivência na prática” | com Leser MC
HORÁRIO e LOCAL: 14h às 15h30 | AUDITÓRIO SESC
Participação gratuita - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

EVENTO: Mostra Integração - Palco Livre
HORÁRIO e LOCAL: 17h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre com participação gratuita. Não é preciso fazer inscrição, nem retirar ingressos com antecedência.  

EVENTO: Mostra Integração - Espetáculo “Show Poético Mar de Ijogun” | de Mafalda Pequenino, com Adriana Aragão e Beth Beli
HORÁRIO e LOCAL: 19h | Biblioteca Sinhá Junqueira (rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre. Não é preciso retirar ingressos com antecedência.

EVENTO: Mostra Autoral | com as bandas: Catarina no Sofá, Chic Hernandez e Quadrilha
HORÁRIO e LOCAL: 22h | Armazém Baixada (rua Duque de Caxias, 141 - Centro)
Ingresso solidário (1Kg de alimento) – Abertura da casa às 21h.
Show Especial com a cantora Mariana Aydar.

Foto de Flavia Mansur

DATA: 21 de maio (domingo)
EVENTO: Mostra Autoral | com as bandas: Mununu, Janine Mathias, Folk na Kombi, Tata Chama e as Inflamáveis e Dresden
HORÁRIO e LOCAL: 15h | Armazém Baixada (Rua Duque de Caxias, 141 - Centro)
Ingresso solidário (1Kg de alimento) – Abertura da casa às 14h.
Show de encerramento com a cantora Ekena.

Foto de Guilherme Campos
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.