03/05/2013 às 15h28min - Atualizada em 03/05/2013 às 15h28min

Programa de Avaliação de Rede de Esgoto (PARE)da Saneaqua ganha apoio da prefeitura de Mairinque

A Saneaqua, concessionária responsável pela distribuição de água na cidade de Mairinque, apresentou o Programa de Avaliação de Rede de Esgoto (PARE), ao prefeito Binho Merguizo e secretários do município.

A Saneaqua, concessionária responsável pela distribuição de água na cidade de Mairinque, apresentou o Programa de Avaliação de Rede de Esgoto (PARE), ao prefeito Binho Merguizo e secretários do município.

O programa que tem como objetivo acabar com o problema ainda recorrente do refluxo de esgoto foi bem recebido pelas autoridades municipais que manifestaram apoio a sua implantação.

De acordo com nota enviada pela Saneaqua, o refluxo de esgoto se dá pelo direcionamento irregular das águas rede pluvial à rede de esgoto que por sua vez, não foi projetado para suportar o volume e pressão ocasionado pela água da chuva, fazendo com que o esgoto volte para as residências, causando mau cheiro e potencializando os riscos de doenças, além de poder danificar móveis e gerar problemas estruturais nas casas.

“Quando o refluxo ocorre, é comum os moradores atribuírem o problema à concessionária. No entanto, na maioria dos casos isso ocorre devido às ligações irregulares de água de chuva na rede de esgoto”, explica a engenheira Luana Ronconi.

Ainda de acordo com a nota, com o PARE, a Saneaqua realizará vistorias nas residências para identificar possíveis ligações irregulares. Nestas visitas, os técnicos da concessionária ainda promovem a conscientização da população quanto à questão, além de proporem soluções para que a ligação da rede pluvial seja feita de forma adequada e regular. As visitas devem começar até mês de junho.

Mairinque é assistida pela Lei Municipal nº 2.161/98, que proíbe a ligação de águas pluviais na rede coletora de esgotos domiciliares. A legislação aponta que o infrator é passível de multa em caso de descumprimento da lei. Ao identificar que a rede pluvial de determinada residência está irregular, o técnico da Saneaqua informará um prazo de no mínimo 30 dias para que a correção seja feita,  de acordo com a viabilidade técnica necessária. Passado este tempo, o funcionário da Saneaqua volta novamente ao local. Caso o problema se mantenha, a Prefeitura é acionada para que a multa seja aplicada.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.