Diante do aumento do número de casos de dengue em Sorocaba (SP), a Secretária da Saúde intensificou os trabalhos para evitar uma epidemia da doença na cidade, bem como no atendimento médico à população e a nebulição de casas. A prefeitura já decretou estado de emergência, depois que foram confirmados 547 casos em Sorocaba, isso apenas do início do mês até o dia 28 de janeiro.
No último boletim epidemiológico, divulgado no dia 19 de janeiro, eram 62 casos confirmados. Em menos de duas semanas, o aumento foi de quase 800%. "É uma progressão rápida, principalmente neste período que a gente vê todas as condições favoráveis: calor intenso com chuva, isso faz, inclusive, que o mosquito diminua o tempo do seu ciclo. Então, o que nós observamos é uma soma de fatores que possibilitam que o mosquito se prolifere", explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Daniela Valentim.
Na manhã desta sexta-feira (30), agentes da Vigilância em Saúde estiveram em um dos bairros com casos registrados da doença, na Zona Norte da cidade, para nebulizar as casas. O veneno mata os mosquitos adultos, já contaminados, e a população deve colaborar, deixando as equipes entrar nos imóveis, já que o trabalho será intensificado nos próximos dias.
"A gente espera que realmente dê certo, com a colaboração de todos", disse a aposentada Lucia Maria de Oliveira das Neves. O aposentado Severino Bezerra de Menezes deixa tudo limpo no quintal de casa, mas sabe que sozinho não é possível combater o mosquito da dengue. “Não adianta eu fazer e o vizinho não fazer. todo mundo tem que colaborar, é um dever nosso evitar a dengue. saude não tem preço”, frisa o aposentado.
As regiões noroeste e centro-oeste são as que mais preocupam, segundo a Secretária da Saúde. Nestes locais, a atenção será redobrada e a limpeza das casas e terrenos é essencial para evitar novos focos da doença. "A gente até pede que a população nos ajude, fazendo uma revisão nos pontos que podem causar o criadouro da dengue", solicita o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai.
De acordo com o secretário da Saúde, Vagner Guerrero, o município está preparado para atender todos os pacientes com dengue e a orientação ao sentir os sintomas é procurar atendimento médico. "O município vem se estruturando já. Eu posso dizer que hoje, mediante esse número que a gente vêm apresentando e até com perspectiva de crescimento, a gente tem condições de fazer um bom atendimento".
O secretário de Governo, João Leandro da Costa Filho, informou ainda que a Secretária da Saúde já fez treinamento específico para todos os funcionários e que todas as unidades de saúde estão preparadas para receber esses casos. "As nossas UPH [Unidades Pré-Hospitalar] estão inclusive contando com equipes específicas e salas específicas pra fazer esse atendimento de forma adequada e o mais rápido possível".
Ao decretar estado de emergência, contratações de produtos e serviços usados para combater a dengue poderão ser feitas sem licitação pela admistração da Prefeitura de Sorocaba. O município terá permissão, ainda, para vistoriar imóveis particulares que estejam abandonados. "Nós temos que agir mais rápido, não podemos esperar todos os trâmites necessários. Então, ele vai nos dar a possibilidade de agir com destreza, em prol da população e para evitar que o problema se estenda de forma mais grave ", finaliza o secretário de negócios jurídicos, Maurício Freitas.
Você conferir a matéria veiculada pela TV TEM clicando aqui.