07/02/2023 às 15h48min - Atualizada em 07/02/2023 às 15h49min

Fevereiro Laranja e Roxo: campanhas que alertam sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças

O principal objetivo da campanha é fazer com que a sociedade entenda que, diagnosticadas precocemente, as pessoas podem ter sintomas controlados, o que deve melhorar a qualidade de vida de quem possui

O segundo mês do ano é dedicado às campanhas Fevereiro Laranja e Fevereiro Roxo: a primeira é instituída para ações dedicadas ao diagnóstico precoce da leucemia e à conscientização sobre a doação de medula óssea; já a outra é voltada à conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer.

Leucemia

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (InCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

A leucemia ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres. No Brasil, ainda conforme o InCA, em 2023, serão diagnosticados mais de 11 mil casos novos da doença, sendo 6.250 em homens e 5.290 em mulheres.

Já em relação à Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer, são doenças diferentes, mas que apresentam pontos em comum: são crônicas e incuráveis. O principal objetivo da campanha é fazer com que a sociedade entenda que, diagnosticadas precocemente, as pessoas podem ter sintomas controlados, o que deve melhorar a qualidade de vida de quem possui.

Lúpus e Fibromialgia

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o Lúpus pode ocorrer em qualquer pessoa, mas as mulheres são mais acometidas, principalmente entre 20 e 45 anos. Estima-se que no país existem aproximadamente 65 mil pessoas com lúpus. Já sobre a fibromialgia, são mais de 150 milhões de pessoas que convivem com essa doença no mundo. Conforme o estudo “A prevalência da fibromialgia no Brasil”, estima-se que existam quatro milhões de pacientes no Brasil, destes, entre 75% e 90% dos afetados são do gênero feminino.

Alzheimer

Quando o assunto é Alzheimer, a doença se apresenta como uma demência ou até mesmo perda de funções cognitivas de memória, atenção, orientação e linguagem provocada pela morte de células cerebrais. Desde que seja diagnosticada no início, é possível conter o avanço e ter mais controle sobre os sintomas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.