28/01/2015 às 10h42min - Atualizada em 28/01/2015 às 10h42min

Ar condicionado dá sono: mito ou verdade?

Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Assessoria de Impresa
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Assessoria de Impresa

Quem trabalha em escritórios já está acostumado com a ajuda de aparelhos de ar condicionado para criar um ambiente mais agradável durante o verão. Esses equipamentos também são usados em outras estações para climatizar o ambiente ou deixar o ar mais adequado. Porém, é comum que as pessoas se sintam mais sonolentas quando ficam muito tempo submetidas ao ar condicionado, afetando o seu rendimento no trabalho.

Como o ar condicionado interfere na sonolência?

Enquanto o aparelho está em atividade para refrigerar o ambiente, ele acaba liberando também uma certa quantidade de CO2 (dióxido de carbono). O ser humano também libera essa substância por conta da respiração, fazendo com que o ambiente fechado tenha uma alta concentração do gás.

No momento em que o ser humano inspira o O2 (oxigênio), acaba consumindo também o dióxido de carbono, fazendo com que o corpo reaja diminuindo sua atividade física e cognitiva, criando até mesmo dificuldade para se concentrar.

Teoria comprovada

Um estudo feito pela State University of New York em parceria com a University of Califórnia conseguiu confirmar essa teoria de que o ar condicionado pode ser um grande vilão da produtividade. Com a participação de 24 voluntários, o estudo propôs a realização de tarefas que precisavam de concentração, sendo que cada uma foi feita em ambientes diferentes, com quantidades diversas de CO2.

A pesquisa conseguiu constatar que nos lugares onde a concentração era maior, as pessoas apresentavam uma dificuldade também maior para realizar as tarefas. A descoberta demonstrou que lugares como salas de aula, onde a atenção é extremamente necessária, devem ter uma preparação para que haja a renovação do ar.

Como evitar

Para minimizar os efeitos que o ar condicionado traz para os ambientes corporativos, é possível instalar umidificadores de ar. A umidade reduz as consequências, principalmente porque as mucosas do organismo não se ressequem, trazendo problemas como fadiga, dor de cabeça e outros sintomas de mal-estar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.