26/01/2015 às 15h16min - Atualizada em 26/01/2015 às 15h16min

Decorações criativas para quem tem pouco espaço em casa

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Um espaço menor pode assustar de início, principalmente para quem pensa em investir em uma decoração inovadora e aplicar todo seu estilo em um ambiente. Entretanto, essa dificuldade acaba por gerar ainda mais criatividade, fazendo com que o aproveitamento do espaço esteja sempre aliado a novas soluções que proporcionam um ambiente acolhedor, confortável e funcional. Saiba como cumprir essa tarefa sem grandes complicações e com muito sucesso a partir de pequenas dicas:

Móveis

A funcionalidade deve ser o principal fator no momento de escolher os móveis. Isso porque, com a limitação do espaço, é necessário aproveitar ao máximo a capacidade de comprimir diversas funções em um mesmo utensílio. É o caso de buscar móveis planejados ou realizar extensas buscas até encontrar aquele que é perfeito para o cômodo. Alguns exemplos simples como a bicama são perfeitos para o aproveitamento do espaço, conseguindo adicionar um bom colchão que pode ser retraído ou expandido dependendo da necessidade do usuário. Além disso, as mesas expansíveis, por exemplo, são outra excelente sugestão para esses ambientes.

Adaptações

Diversas lojas já incluem a possibilidade de modificação de alguns móveis. Algumas permitem ainda que o próprio cliente faça o desenho, com sugestões e ideias que se encaixam perfeitamente com as necessidades apresentadas pela estrutura do cômodo. É o caso de plantas com recorte diferente, áreas com curvas ou aproveitar a parte de trás da escada.

 

Iluminação

Outro fator diferencial em qualquer decoração de interiores é a iluminação. Uma boa iluminação favorece qualquer cômodo e amplia a visão e a sensação de conforto. No caso de dificuldades impostas pela planta, como poucas janelas, deve ser reforçada a alternativa artificial. O foco deve ser também na iluminação mais indireta, dando mais movimento e perspectiva ao ambiente, sem a dureza de uma luz direta concentrada em apenas um ponto. Os spots de LED são ótimas opções, também sendo possível trabalhar com abajures e pequenas lâmpadas que dão charme, estilo e personalidade.

 

Eletrodomésticos

As novas tecnologias contribuem muito para quem deseja ter o melhor conforto e sofisticação mesmo em um pequeno espaço. É o caso dos novos eletrodomésticos, que conseguem conciliar diversas funções em apenas um aparelho. As máquinas de lavar se unem a secadoras, economizando o espaço ocupado por dois elementos e ainda retirando varais dos espaços da área de serviço. Secadoras podem ser acopladas aos móveis e se encaixar perfeitamente no planejamento da cozinha. As televisões de LCD, por sua vez, trouxeram juntamente com a contribuição da qualidade da imagem uma diminuição progressiva no espaço ocupado, sendo acopladas a paredes, dispensando um “rack” e dando mais espaço para a sala de estar.

Imagem: Pinterest

Dimensões

Um cômodo realmente pequeno fica bastante limitado pela largura e comprimento da construção. Entretanto, é também necessário abrir os olhos para o aproveitamento do pé-direito do ambiente, utilizando essa dimensão para a construção de um design diferenciado e que forneça mais funcionalidade e espaço. Um exemplo simples é a instalação de prateleiras ou estantes mais altas, que chegam até o teto, aproveitando completamente e ampliando a perspectiva, assim como as beliches. Além disso, algumas opções mais arrojadas incluem até mesmo a criação de uma divisão, como um “segundo andar” no caso de um pé-direito mais alto.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.