14/11/2022 às 15h00min - Atualizada em 14/11/2022 às 15h00min

Cirurgia para o Diabetes beneficiou apenas 21 mil pacientes no Brasil

Isso representa 7% de todas as 312.509 cirurgias bariátricas e metabólicas autorizadas desde 2017

- Foto: Freepik
Assessoria de Imprensa

Seis anos após a regulamentação pelo Conselho Federal de Medicina da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes que possuem diabetes tipo 2, apenas 21.875 mil pessoas foram beneficiadas pelo procedimento no país. Isso representa 7% de todas as 312.509 cirurgias bariátricas e metabólicas autorizadas desde 2017 - início da regulamentação pelo CFM - até agosto de 2022.

No Dia Mundial de Combate ao Diabetes, comemorado 14 de novembro, estima-se que 90% dos casos no mundo sejam do Tipo 2. Apesar da genética ter uma forte influência no desenvolvimento da doença, o sobrepeso e a obesidade são os principais motivos do crescimento deste tipo de diabetes no mundo.

A Cirurgia Metabólica é indicada para o tratamento de pacientes que possuem diabetes mellitus Tipo 2 (DM2), com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2 e que, comprovadamente, já passaram durante dois anos pelo tratamento clínico da doença sem resultados.

"A cirurgia metabólica visa o controle do Diabetes. Já a cirurgia bariátrica tem como objetivo a perda de peso, com as metas para contenção das doenças, como o diabetes e hipertensão em segundo plano", explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Fábio Viegas.

Comprovação científica

Recentemente, um estudo publicado na revista JAMA Surgery, uma das principais revistas científicas do mundo, apontou que a cirurgia metabólica é um procedimento eficaz para redução do diabetes. Em um período de dois anos, a doença crônica atingiu a remissão em estágio inicial em pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade leve, com IMC de 30 a 35. De acordo com um dos coordenadores do estudo, o cirurgião bariátrico Ricardo Cohen, os resultados foram animadores. "82% dos pacientes que se submeteram à cirurgia tiveram remissão da doença renal crônica em estágio inicial, contra 48% dos pacientes que receberam os mais modernos medicamentos", ressalta.

Quem pode fazer a cirurgia metabólica

Paciente precisa ter diabetes miellitus tipo 2 e ter IMC entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m² Paciente precisa ter mais de 30 anos e no máximo 70 anos Paciente precisa ter diabetes miellitus tipo 2 há menos de 10 anos A indicação cirúrgica precisa ser feita por dois médicos especialistas em endocrinologia Para indicação, é necessário um parecer que mostre que o paciente apresentou resistência ao tratamento clínico com antidiabéticos orais e/ou injetáveis, mudanças no estilo de vida e que compareceu ao endocrinologista por no mínimo dois anos
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.