08/11/2022 às 22h42min - Atualizada em 08/11/2022 às 22h42min

Pronto para a Copa: guia de compras para torcer com maior qualidade

Foto: Pixabay

A Copa do Mundo de 2022 já está próxima, com data inicial marcada para 20 de Novembro no Catar, e muitos torcedores já começam seus preparativos para organizar as festas, liberar o calendário para assistir às partidas e, claro, garantir uma experiência de qualidade na hora de sentar e assistir aos jogos.

 

            Para muitas pessoas o ano de Copa do Mundo é o momento ideal para comprar uma nova televisão, renegociar as assinaturas de televisão e explorar as novidades dos últimos quatro anos de tecnologia - e esse fenômeno é notado por fabricantes e varejistas, que frequentemente oferecem descontos e combos promocionais durante a Copa. Pensando nisso, nossa equipe montou um guia de compras com as dicas do que manter em mente na hora de melhorar seu kit para a Copa do Mundo. Confira.

TV à cabo, streaming ou IPTV?

            A primeira e mais importante decisão para garantir uma boa experiência para a Copa é definir como o sinal ao vivo chegará em nossos dispositivos, e em 2022, a surpresa é que assistir via streaming pode ser a melhor opção tanto em economia quanto qualidade. Assistir futebol pela internet não é exatamente uma novidade, a ExpressVPN revela que esportes online são uma das modalidades mais assistidas no Brasil, no entanto, algo que muitos não esperavam é que a qualidade via streaming já supera a TV à cabo.

 

            Pacotes de televisão à cabo ou satélite ainda estão disponíveis com uma variedade de combos, e muitos oferecem canais pay per view dedicados ao futebol durante o período de Copa, no entanto, os preços podem ser elevados e a qualidade máxima de transmissão será a de 1080p, conhecida como full HD. Em contrapartida, a emissora Globo detém os direitos de transmissão oficiais do evento em qualidade superior 4K e oferecerá o sinal ao vivo através da plataforma de streaming Globoplay, com a vantagem de poder assistir ao aplicativo via computador, televisão ou até mesmo celular. O preço da assinatura premium também é bastante acessível.

 

            Já para quem contava com os canais de IPTV - seja através de um aplicativo ou uma TV box comprada em lojas do mercado cinzento - a má notícia é que o sinal está sendo ativamente combatido pela Anatel. Com uma nova decisão da agência fiscalizadora, operadoras poderão cortar o sinal imediatamente e até mesmo penalizar usuários de IPTV, já que o serviço se trata de pirataria e é ilegal no país. De todo modo, essa opção ofereceria a pior qualidade de imagem, com atrasos significativos, e risco de congestionamento durante jogos importantes.

Tecnologias de televisão

            Grande desejo de consumo da maioria dos brasileiros, e o ponto central de fixação de nossos olhos durante o futebol, a televisão é uma das escolhas mais importantes durante o período de compras para a Copa. Ao mesmo tempo, é preciso equilibrar uma série de considerações como a qualidade da imagem, durabilidade e qualidade futura, tamanho, e claro, nosso dinheiro. Atualmente algumas tecnologias e marcas dominam o mercado brasileiro, são elas:

 

TV OLED: os painéis OLED são conhecidos por entusiastas graças ao seu contraste infinito, com pretos absolutos, e cores extremamente vibrantes. De fato, atualmente, a tecnologia OLED é a que oferece a maior qualidade de imagem para televisões residenciais, e são ideais para o consumo de esportes. Como cada pixel da tela emite sua própria luz, não há atrasos ou borrões no movimento, e a imagem em sinais HDR é quase além do que nossos olhos são capazes de enxergar na vida real. Suas principais desvantagens são: o preço elevado, e o risco de desenvolvimento de burn in, isto é, imagens queimadas na tela ao longo dos anos. Os modelos da LG oferecem a melhor qualidade no mercado brasileiro, em destaque, os modelos LG C1, LG C2 e Evo.

 

TV LCD: a tecnologia LCD existe há várias décadas no mercado, no entanto, a cada ano recebe diversas melhorias tecnológicas que mudam consideravelmente sua qualidade. Atualmente, diversos tipos distintos de LCD estão disponíveis: os painéis com tecnologia quantum dot (QLED ou QDLED) oferecem as melhores cores, porém custam mais, enquanto painéis IPS oferecem um custo-benefício excelente e ótimo ângulo de visão, às custas de um pequeno borrão em cenas com muito movimento. Televisores do tipo TN ou LED tradicional ainda são ótimas escolhas para quem está com pouca verba disponível, e apesar de oferecer menor contraste e fidelidade, oferecem imagem perfeitamente aceitável. Modelos da Samsung, Philips e TCL são as principais escolhas nesse setor, com destaque para o modelo Crystal UHD da Samsung.

 

            Independentemente da escolha principal de tecnologia de tela, em 2022 outro fator é extremamente importante ao considerar sua tecnologia de TV: as funcionalidades smart. Uma smart TV oferece loja de aplicativos e recursos avançados que são importantes para ter acesso, por exemplo, ao Netflix em alta qualidade, transmissão ao vivo da Copa do Mundo via Globoplay, ou até mesmo recursos de VPN, gerenciador de arquivos e download. Televisores da LG oferecem o sistema WebOS com interface amigável, e com loja de aplicativos simples mas com as principais plataformas de streaming disponíveis. Televisores da Samsung possuem o sistema Tizen com diversas funcionalidades interessantes, além dos apps de streaming, como o controle de dispositivos de casa inteligente e integração com o Steam para jogos de computador. Outros aparelhos no mercado, como os da marca TCL, oferecem o Android TV - versão do Android adaptado para telas grandes, e com acesso a todos os aplicativos que encontramos em um smartphone. Para televisores que não possuem sistema smart, sejam novos ou antigos, a compra de um aparelho como o Google Chromecast ou Amazon Fire Stick resolvem o problema transformando qualquer TV com entrada HDMI em uma smart TV completa.

Sistema de Som

 

            Para finalizar, um sistema de som robusto faz toda a diferença quando ouvimos os tambores da torcida, o entusiasmo do narrador, e até a potência de um chute durante a cobrança de pênaltis, e a imersão criada por caixas de som dedicadas é significativamente maior que o som produzido pelos alto-falantes pequenos do aparelho de TV. Duas principais categorias estão disponíveis no mercado:

 

Sound bar: as sound bars rapidamente conquistaram o público com sua combinação de versatilidade, acessibilidade e qualidade de som. Os dispositivos são, essencialmente, uma barra com diversos alto-falantes feita para ser posicionada abaixo ou à frente da televisão, preferencialmente em cima de um rack. Utilizando falantes com frequências distintas e inteligência artificial para mapear o ambiente, uma sound bar consegue entregar um som realista e alto sem distorções, ocupando pouco espaço e, seu ponto central, sem precisar espalhar fios ou caixas por toda a sala. Sua principal desvantagem é a dificuldade em simular a direção de sons oriundos de trás do ouvinte, perdendo um pouco do aspecto tridimensional. Modelos da LG e JBL são as melhores opções no mercado nacional. Home theater: opção mais clássica e com preço mais elevado, o sistema de home theater ainda é imbatível quando queremos a mais alta qualidade de som. Com caixas de som espalhadas em posições estratégicas, o sistema é capaz de recriar a direção precisa dos sons mudando completamente a experiência com filmes e esportes. Além disso, modelos modernos oferecem recursos importantes como caixas dedicadas aos canais woofer e sub woofer para graves e vibrações intensas, e muitas caixas oferecem conectividade Bluetooth para dispensar por completo os fios. Aparelhos da JBL e Sony oferecem bom equilíbrio entre som e preço.

 

            Agora basta escolher seus aparelhos preferidos, convidar os amigos e família, e torcer para que a Copa do Mundo de 2022 seja comemorada com muita alegria e, quem sabe, uma vitória do Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.