22/01/2015 às 16h41min - Atualizada em 22/01/2015 às 16h41min

Vistoria e fiscalização garantem mais segurança no transporte escolar em Cotia

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

A administração municipal de Cotia quer garantir a segurança no trajeto de ida e volta das crianças transportadas por vans escolares. Para isso, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans) realiza até o final de janeiro a vistoria para conferir a regularidade e documentação dos transportes e permissionários.

Hoje, a cidade conta com cerca de 250 veículos autorizados para prestar esse serviço. Todos eles estão regularizados. Anualmente, é obrigatória a renovação desses alvarás, com vistoria semestral e apresentação de laudo técnico. Após aprovação de toda vistoria é emitida a renovação do alvará. Quando há adaptação ou troca do veículo, o processo de vistoria é novamente executado.

A cidade também conta com permissionários que possuem transporte adaptado para atender crianças com necessidades especiais. Para ser um transportador escolar, o interessado deve efetivar a inscrição na Prefeitura e aguardar a necessidade da demanda para liberação do alvará.

Todas as crianças, obrigatoriamente, devem ser transportadas com cinto de segurança e os monitores recebem orientação para isso. “Não tivemos nenhum acidente ou incidente envolvendo o transporte escolar nos últimos dois anos”, disse o secretário Silvio Leme.

Em torno de 32 veículos são de outro munícipio, mas operam também em Cotia, para trazer crianças de outras cidades. Nesse caso, esse transportador precisa de dois alvarás – um emitido pelo munícipio de origem e outro após passar por vistoria em Cotia.

De acordo com o secretário, a fiscalização tem sido eficaz. “Os transportes irregulares ou clandestinos estão sujeitos a multa e apreensão do veículo, que é retido e levado para o pátio municipal”.  

Todos os veículos municipais estão caracterizados com o número do alvará para identificação, denúncia ou elogio. Para esclarecer suas dúvidas, os pais ou responsáveis devem ligar para o Departamento de Transporte Público, no telefone 4614-0666. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.