15/08/2022 às 13h21min - Atualizada em 15/08/2022 às 13h22min

A indispensável colaboração dos casais de apoio nas festividades

Em 2022, a equipe responsável pelas funções dessa área foi desafiada por assumir uma organização que ainda enfrenta os resquícios da pandemia

- Fotos: Ana Laura Gonzalez
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

Escolhidos pelos Festeiros, os seis casais de apoio desempenham um papel fundamental nos preparativos para as Festas de Agosto, que levam o ano inteiro se considerarmos os trabalhos de arrecadação através dos jantares e tudo o que costuma fazer parte de uma tradição que já atravessou muitas gerações. E em 2022, a equipe responsável pelas funções dessa área foi desafiada por assumir uma organização que ainda enfrenta os resquícios da pandemia, mas garante que qualquer esforço feito nesses últimos tempos é totalmente recompensado cada vez que os eventos planejados se concretizam.

Os casais Adriane Aparecida Vilioti de Paiva Lopes e Reinaldo de Paiva Lopes, Daniela Spahn Hernandes e Everaldo L. Hernandes, Elaine Cristina de Moraes Miranda e William Miranda, Elizabethe Oliveira de Almeida e José Ferreira de Almeida Filho, Guaraciaba Camargo da Silveira e Wladimir T. R. da Silveira, Lígia Maria Carlini Ribeiro Lopes e Iraci Ribeiro Lopes que, em conjunto com os Festeiros, estiveram mais engajados do que nunca nos últimos meses, seguem com o trabalho mesmo na reta final das comemorações festivas e religiosas.

“Nós enquanto casais de apoio ficamos plantando as sementinhas em volta das Festas e dividindo tarefas. A gente vai aprendendo tudo juntos e, por mais que já tenhamos experiências passadas, nunca conhecemos o evento como um todo e cada festa tem a cara dos Festeiros. Sendo assim, damos suporte em alguma coisa que eles tenham necessidade, pois esses integrantes têm um pouco mais de disponibilidade. Os Festeiros possuem uma lista monstruosa de atividades, então a nossa função é somar na realização dos trabalhos”, definiu o são-roquense Iraci Lopes que, apesar do cargo recente, já participa das Festas de Agosto há 65 anos.

“Esse ano foi totalmente atípico e uma experiência fantástica, pois foi uma volta à festa depois de dois anos de pandemia, cheia de novas experiências. O mundo mudou muito em dois anos, então a festa teve de se acomodar à essa nova situação. Foi o maior trabalho que os Festeiros tiveram neste ano, porque pensaram em cada detalhe nesse sentido, incluindo os drives, o controle de pessoas e a divisão de festa. Tudo foi modificando, então o conhecimento é novo”, completou ele.

Daniela e Everaldo Hernandes também partilharam da experiência que tiveram não só acerca de toda preparação no último ano, mas com participações indiretas no passado. “Nós atuamos nas Festas de diversas formas desde a nossa juventude, seja fazendo cordão de isolamento, ajudando a carregar cadeira para a missa ou levando serragem para fazer tapete. Pelo menos há 30 anos a gente está envolvido com o evento. Esse ano ainda nos bastidores, mas mais próximos dos Festeiros”, explicou o casal, que em 2015 participou das Festas como pais de Festeirinhos.

As responsabilidades distribuídas entre cada integrante dos casais de apoio certamente fizeram toda a diferença nesta celebração, que ficará marcada na história de São Roque.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.