No dia 14 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate à Poluição, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de evitar os danos ao ambiente. Pode-se entender por poluição qualquer tipo de degradação das condições ambientais, ocasionando uma perda da qualidade de vida e saúde em decorrência de mudanças ambientais.
Um exemplo grave de poluição comum que enfrentamos é a poluição das águas. Em Mairinque, a Saneaqua desenvolve um intenso trabalho na operação do sistema público de esgoto, com uma séria de ações que impactam na melhoria dos córregos e rios da cidade e contribuem com a preservação ambiental.
A concessionária opera diariamente mais de 122 quilômetros de redes de esgoto responsáveis por coletar todo o contingente gerado em imóveis residenciais, comerciais e até mesmo industriais da área urbana. E a cidade de Mairinque conta com 07 estações de bombeamento em operação, chamadas de elevatórias, e uma estação de tratamento com alta eficiência.
Por dia, cerca de 45 milhões de litros de esgoto são tratados no município e deixam de ser lançados em rios e córregos, o indicador de tratamento do esgoto gerado em todo o município já avançou de 0% para 35%.
Esse avanço na prestação dos serviços de saneamento é um importante benefício ambiental para a cidade e contribui diretamente com a melhoria da qualidade das águas do Ribeirão Varjão, que deságua no Rio Sorocaba.
O trabalho de coleta, afastamento e tratamento de esgoto evita que cheguem aos corpos d'água substâncias que provocam alterações químicas, físicas e biológicas. Essa poluição é considerada grave, e é um dos motivos pelos quais muitos locais do planeta enfrentam crises de abastecimento de água e outros problemas de saúde pública.
“Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto, além da proteção à água e à saúde, também estamos protegendo toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos e nascentes que são até mesmo reestabelecidas”, destaca Bruno Gravatá, responsável pela área de operações da BRK em Mairinque.
Porém, apesar das conquistas dos últimos anos, a concessionária alerta que para a efetiva despoluição dos córregos e rios, é fundamental a participação da população em ações de preservação do meio ambiente, principalmente com relação ao descarte correto de resíduos sólidos.
“Atitudes como o despejo de lixo em vias públicas e nos cursos d’água que cortam a cidade, uso irregular das ligações e redes de esgoto e o descarte inadequado do óleo de cozinha podem causar muitos transtornos e danos ambientais”, complementa Gravatá.
Contato com a Saneaqua
Para mais informações sobre o tema ou qualquer outra necessidade relacionada aos serviços de saneamento, a Saneaqua disponibiliza para atendimento o telefone 0800-771-0001, que funciona 24 horas.