12/08/2022 às 14h30min - Atualizada em 12/08/2022 às 14h06min

Dia dos Pais: confira a origem da comemoração e curiosidades sobre a data no Brasil

O dia só foi festejado pela primeira vez no Brasil em 1953

- Foto: Freepik

O Dia dos Pais, assim como o Dia das Mães, é considerado uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e especialmente no Brasil. No entanto, pouco se conhece a respeito da origem do tema.

Em nosso país, ela é sempre comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi festejada constantemente no dia 16 desse mesmo mês. Já nos Estados Unidos e em diversas outras nações, a data é celebrada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro. E o motivo dessas diferenças se dá pelos aspectos culturais que são muito específicos em cada região.

Um caso interessante é o da Rússia, que comemora o Dia dos Pais no dia 23/02 porque essa data também é reservada à celebração do Dia do Defensor da Pátria Local – comemorado desde 1919. As duas datas, portanto, acabaram por se entrelaçar.

Dia dos Pais no Brasil

O Dia dos Pais só foi festejado pela primeira vez no Brasil em 1953, no dia 16 deste mês. Ao contrário do que aconteceu nos EUA, essa data não foi refletida como forma de homenagem local e singela, que se espalhou depois, sem qualquer planejamento. Ela na verdade foi pensada pelo publicitário Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.

A intenção de Bhering era tanto social quanto comercial e, a princípio, o experimento foi associar a data ao Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é celebrado em 16 de agosto, no calendário da Igreja Católica, já que os cidadãos brasileiros eram predominantemente constituídos de católicos. Entretanto, nos próximos anos, a data também foi transferida para um domingo, sendo o segundo do mês de agosto – e assim permanece até a atualidade.

Compra de presentes

O Procon-SP deu orientações para a compra do presente do Dia dos Pais ser feita com mais segurança. Ao escolher o presente, é interessante que o consumidor verifique as informações sobre o próprio produto ou serviço, já que a aquisição representa um ato de amor e carinho a quem costuma nos proteger de todo o mal nas mais diversas fases da vida.

Procure em lojas e presenteie seu herói da melhor maneira possível através do comércio de São Roque, que apresenta opções variadas dos produtos, estando de acordo com a personalidade e as características de cada pai.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.